sábado, 9 de outubro de 2010

Liberdade - libertinagem

Como costuma dizer nosso presidente, "nunca se viu na história deste país" uma eleição tão conturbada, com a 'central de boatos' tão inflamada e tão sacana.  Já se viu a manipulação de poderosos e da própria mídia, mas nunca com tal descaramento e descompromisso com a verdade.
Eu, particularmente, nunca vi alguns amigos, sempre frios em relação à política, tão inflamados, tão convictos.
Poderia estar feliz, pois afinal de  contas, sou afeito ao debate.  Gosto da discussão e acredito piamente que esta nos faz crescer e ampliar nosso pensamento.
Mas definitivamente, não dá para aceitar a reprodução irresponsável de questões sem contexto, de fatos menores em detrimento ao relevante debate que se poderia estar fazendo com relação a programas.
Não consigo aceitar que se ponha um pano quente em tantas coisas sombrias do passado em prol apenas de um escândalo, como o é o caso "mensalão".  Ah, dirá alguém... mas tem também o caso da Erenice... Ah, mas tem também o caso da quebra de sigilo... Ah, mas tem também... e por aí vai se esquecendo das tradicionais falcatruas dos comensais do poder de outrora que juntam forças para estar de volta.
Mas nem é essa a questão.  Neste "post" não vou discutir preferência, não vou discutir ideologia, não vou discutir partido... Até porque tenho lado e se ficar defendendo minha candidata, ninguém mais vai prestar atenção no restante.
Vou apenas discutir nível... Nível de intelectualidade prejudicado pelo avanço e contrabando de inverdades.  Nível de moralidade, onde a mentira repetida diversas vezes vira verdade.  Nível de entendimento político, quando o debate diverso de assuntos intensos, de repente se resume na questão religiosa e carregado de inverdades.  Nível de justiça, quando os meios de comunicação "botam as manguinhas de fora" para declarar abertamente e de forma rancorosa sua preferência, sentando-se sobre o telhado de vidro de suas condições fiscais e tributárias que o Governo Lula infelizmente não devassou.
É lamentável que certos Tiriricas tenham sido eleitos.  É lamentável que certos candidatos ainda tenham passado incólumes pelo "ficha limpa".  É triste que o PSDB permaneça 20 anos no poder do Estado.  Mas o mais triste é que neste momento, esquerda e direita não mais tenham definição correta e históricos companheiros estejam servindo de "boi de piranha" para a direitona tradicional.
Se este segundo turno passar e estas coisas ficarem incólumes, seja lá qual for o governo eleito, haverá que se proceder a uma discussão muito séria neste país quanto ao que se entende por "liberdade de expressão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...