quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Professores

Eu poderia ter escrito um poema ou mesmo ter colado algo do google, para homenagear a este profissional que tanto respeito.  E que tanto, todos nós, deveríamos respeitar.
Aliás, não só respeito, como amo, nas figuras de meu pai e minha mãe, ambos professores de escolas públicas.
Como sofreram, como lutaram e como nunca foram reconhecidos.  Como dedicaram suas vidas em prol de uma causa e quantas horas investiram preparando aulas para quem não as queria.
Sofreram indisciplina de alunos, violências, salário baixo, humilhações, horários picados, escolas distantes, políticos que nunca respeitaram sua classe (pelo menos depois de Montoro, até hoje e pelo visto pelos próximos 4 anos).
E neste sentido, repito, não só meus pais, mas todos os professores. Sofreram e continuam sofrendo.  E se a sociedade toda não comprar esta briga, vamos perder o controle definitivo e não teremos mais "educação" neste país.
Assim, a melhor homenagem seria uma discussão séria sobre seu papel fundamental de formadores de gente, preceptores de destino, guias d'alma.  E tentar trazer a escola de volta para seu lugar de destaque, em que, mais sagrada que um templo, edificava as ciências, o saber e o próprio Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...