quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fatos e Gestos

Na última terça-feira, dia 23, se eu estivesse em casa, receberia a visita de um grande amigo, a quem admiro, respeito e por quem tenho grande carinho.  Ele veio trazer-me uns textos que lhe pedi e que devia ter ido buscar em sua casa, mas que ele garantiu-me, colocaria nos correios.
Este seu gesto de carinho, como aliás tantos outros que já demonstrou para comigo, só não foi completo, porque eu não estava em casa.  Ao saber disso, na porta do condomínio onde moro, deu a volta na portaria, deixando lá sua encomenda, refazendo o caminho de volta, que inclui um terrível e perigoso trevo na rodovia Assis Chateaubriand entre Rio Preto e Guapiaçu.
Foi aí que seu gesto gerou um outro fato.  Um acidente, de grandes proporções materiais, mas graças a Deus, de menores proporções físicas ou pessoais.
Levado pelo socorro ao posto de atendimento de Guapiaçu e depois transferido para o Hospital de Base de Rio Preto, foi acompanhado no início por minha mulher e meu pai, que ao saberem foram encontrá-lo e em seguida pela sua zelosa mulher, dona Darci, que sempre lida com muita serenidade e equilíbrio em todas as situações. 
Vamos agora aos detalhes.
Meu visitante é o amigo Nelson de Carvalho Seixas.  Médico, ex-vereador e ex-deputado federal por Rio Preto, ex-fundador da APAE, enfim, alguém que dispensa apresentações.
A encomenda que levava em minha casa, alguns documentos que pedi, matérias de jornais inclusive, que continham informações sobre o Prêmio de Estímulo Cultural, que leva o seu nome e que recentemente foi alvo de um projeto no mínimo "bobo" do prefeito Valdomiro Lopes, alterando algumas regras e retirando a homenagem feita ao Dr. Nelson.
Felizmente e "sob pressão" o prefeito voltou atrás e garantiu não mudar mais o nome.
Com estes textos em mãos, eu desejava produzir uma matéria completa sobre diversas questões ligadas à Cultura em Rio Preto.  Não que tenha mudado de idéia, mas vou esperar meu amigo restituir por completo a saúde.  Se bem que ao visitá-lo hoje, constatei o que já imaginava.  Para infelicidade de seus inimigos, se é que os tem, está como sempre: bem humorado, forte e ativo. Sinceramente é como se nada lhe tivesse acontecido.  Seu ânimo é inquebrantável.
Aliás, como é inquebrantável seu amor por Rio Preto e seu desprendimento e falta de vaidade.  Diante deste "deslize" politico de Valdomiro, a única coisa que Dr. Nelson comentou foi sua preocupação com o conteúdo do programa e não com o nome em si.
Numa outra vertente desta história, está o acidente.  Ocorrido por conta de uma estrada que já fez muitas vítimas e continua fazendo.  Estrada esta cuja duplicação já consta aprovada, propagada e utilizada por políticos em campanha, mas que não ocorreu ainda.  Será falta de prestígio dos prefeitos de Rio Preto, Guapiaçu e cidades a serem beneficiadas pela "pista dupla"?  Ou será apenas descaso do Governo do Estado?
Nelson Seixas é amigo pessoal do ex e futuro Governador Geraldo, do PSDB.  Será que o recém eleito, inclusive bem eleito em Guapiaçu, vai ficar sabendo que alguém de sua cota de amizade foi vítima da morosidade da máquina pública que dirigiu e vai voltar a dirigir?
Bem.  O importante é que meu amigo está bem.  O Programa de Incentivo continua com seu nome e nós faremos nossa briga pela duplicação da Assis Chateaubriand.

Um comentário:

  1. É um alívio saber que o íntegro e valoroso "homem da APAE" continua firme.
    Desde menina ouvi Nelson Seixas ser reverenciado por meus pais (Ermando e Geisha. Estavam certos.
    Você está bem de amigo, Carlos.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...