domingo, 7 de novembro de 2010

Mãe só tem uma.

Dou muito valor ao sentimento de "família" presente em meu dia-a-dia e o coloco acima de todas as questões que me possam ser importantes como carreira, dinheiro e outras. 
Procuro ser filhão, bom pai, grande irmão e um bom marido, sobrinho e tio...  Falta muito, pois há uma distância grande entre procurar ser e ser realmente.  Mas tento sim e dou valor a isso e a pessoas que pensam assim.
Com quem aprendi?  Com ela, minha mãe.  Ninguém poderia ter me ensinado melhor este valor de mesa cheia, casa cheia e coração cheio.  É assim que funciona sua casa e sua vida. 
Meus pais sempre tiveram esta característica, pois não basta um querer se o outro não aceitar. 
Onde são as festas de Natal? De Ano Novo? Almoços de Dia dos Pais e Mães, de toda a família? 
Esta memória para mim dos grandes encontros de família sediados em casa, não têm preço.
Dia 6, último sábado, foi aniversário de minha mãe, Darci Antunes Gomes. 
Como sou privilegiado!  Tenho os pais vivos, saudáveis, protegidos por Deus e próximos, diariamente, ao alcance de um beijo e de um abraço.  E tenho me aproveitado muito disso. 
Não há felicidade maior para um Homem que constituir sua família, sem desprender-se daquela na qual fora constituído.
Minha mãe, única filha no meio de 4 irmãos, conseguiu reunir este espírito de "matrona" ao de empreendedora.  Junto com meu pai, tiveram escola, lojas, fábrica, sitio.  Mas se perguntarem como são reconhecidos, eles falam daquilo que mais lhes marcou na vida: "Somos professores".
Conheci minha mãe, pois antes era novo demais para registrar qualquer informação, como professora de piano e proprietária do Conservatório Musical de Mirassol.
Acordava pela manhã ao som de piano e até hoje, Le Lac de Come é minha música predileta, por conta disso.
Me marcam seu arrojo e coragem, tanto como dirigente do Conservatório que reunia piano, coral, balé, violão, flauta, acordeon e outros instrumentos, quanto mais tarde quando lançou a grife Karmel em Rio Preto. 
É inesquecível ter apreciado aquele bom gosto todo, dela que criava as peças e de um time de pessoas campeãs no quesito moda.
Já crescidinhos, meus pais foram para São Paulo onde dominaram três lojas em Shoppings.  Matavam leões por dia.
Fruto dos vários planos econômicos, de assaltos seguidos e mesmo da tributação corrosiva, acabaram sendo consumidos por isso e pela incompreensão minha e de meu irmão que exigíamos sua presença em nossas vidas.  Presença aliás, que nunca nos faltou.  Mesmo quando longe, estávamos o tempo todo em contato e em espírito.  Mas são os filhos que estudam e trabalham fora de casa, não os pais.  E essa cobrança foi a "gota" para que viessem embora.
Foram então lecionar e minha mãe mais uma vez surpreendeu, pois depois de anos sem escola, passou em um concurso e teve que pegar uma escola longe de casa  (em outra cidade) e sozinha, o que fez com a mesma coragem e determinação com que sempre levou a vida.
Hoje minha mãe mora onde ama.  Continua suas criações sempre lindas.  Junto com meu pai, com quem vive há 44 anos, fazem de seu ninho, o ninho dos netos, dos filhos e dos sobrinhos e amigos.
Vida longa, minha mãe, meus parabéns.  Obrigado por estar entre nós.
Seu filho, nora e netos.

4 comentários:

  1. Carlos,tbem dou muito valor a familia.....e os valores que nos ensinaram desde o berço,devem nos acompanhar pelo resto da vida...
    otima postagem.....um beijão...boa semana pra ti

    ResponderExcluir
  2. transmita um abraço a sua mãe, mesmo com um pouco de atrazo, mas com certeza cheio de calor humano.

    ResponderExcluir
  3. Pelo filho agradecido que você mostra ser, dá pra fazer ideia da grandeza de sua mãe.
    Parabéns a dona Darci.
    Nota - Le Lac de Come foi também minha música favorita, na infância (uma tia a executava ao piano).

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre, tudo bem?
    Linda história de vida de seus pais e parabéns à vc por cultuar esse sentimento de união familiar e tanto respeito por seus pais, hoje tão raro em nossa mocidade!!
    Abraços,
    Gleyre Donadio

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...