segunda-feira, 28 de junho de 2010

Branca de Neve e seu anão Dunga

Texto recebido do Professor Marcelo.

Não seria preciso muito esforço para perceber que um cientista social não tem nada a contribuir em matéria de futebol (está aí o presidente do Palmeiras para confirmar este truísmo). Não obstante, em virtude de uma certa quantidade de e-mails sobre o assunto a mim endereçados, darei o pitaco também

É fato que a Globo é a grande empresa da mídia na América Latina e, como todo meio de comunicação cujo capital é vultoso, influencia como todo o resto do quarto poder e manipula e distorce situações e informações. Atacá-la e denunciar seu jogo espúrio, portanto, sempre fará bem ao espírito crítico de uma nação. Contudo, não se podem esquecer coisas básicas: 1) Há outras empresas tão espúrias em comunicação que querem tomar o mesmo lugar que a Globo hoje ocupa e que faz e fará a mesma manipulação e distorção se superá-la (com o agravante de serem estas concorrentes empresas também ligadas a velhas oligarquias ou mesmo a um discurso místico-religioso que instaura novamente a boçalidade medieval em pleno século XXI. 2) Boicotar uma emissora (Globo) para assistir a outra apenas desvia capital para outra empresa de comportamento similar. 3) Criticar a Globo por fazer um jogo pérfido de manipulação ideológica e apoiar Dunga e o fantoche de um nacionalismo oportunista mercantil não faz mais do que trocar uma fonte de ideologia por outra, ou seja, um equívoco por outro.
Dunga tem uma seleção feia mesmo. Sua fealdade (e isso não só em relação ao modo de jogar) não pode ser camuflada com denúncias de sabotagem da mídia. Mesmo porque a mídia não sabota nem a Copa e nem Dunga. Pelo contrário, vê-se muitas vezes uma porcaria de jogo e ainda somos obrigados a ouvir que “é preciso confiar” ou “a camisa falará mais alto” ou “o Hexa é nosso”! E a imprensa faz isso por ser pressionada pela publicidade que vive destes momentos emotivos e irracionais para vender televisores, cervejas ou qualquer outra porcaria. Este nacionalismo mercantil montado cria uma atmosfera irracional na sociedade que a faz se guiar mais por impulso do que por racionalidade e isso faz parte das estratégias de marketing, que há muito já aprendeu que o consumidor consome mais (e faz mais besteiras) quando movido por uma sanha ou impulso irracional. Assim, a imprensa é pressionada a manter o “torcedor ligado na copa”! Já imaginaram a mídia denunciando a imposição de Dunga após 2006 como jogo político da CBF? Já imaginaram o Galvão denunciando que aqueles 11 mercenários (na verdade bem mais que 11) ganham numa copa mais do que o trabalhador manual ganhará a vida inteira?; e que já ganharam fazendo propagandas como “guerreiros” mais do que ganham os verdadeiros guerreiros que constroem esta nação?; que eles têm tratamento VIP e médicos particulares enquanto os torcedores vivem em filas intermináveis no SUS? Pois estes trabalhadores manuais que os assistem esperam de 6 meses a 1 ano por um exame de câncer, enquanto estes 11 fazem tomografia por causa de uma dorzinha no calcanhar. Não, Galvão na ataca Dunga nem a copa, pois é justamente o promotor deste jogo espúrio quem paga seu salário e que vive da fantasia e da sanha irracional de um festival circense. Lula com seu bolsa família e a Copa do mundo no Brasil perfazem a antiga política romana do Panis et circenses na cara dura e nos limitamos a denunciar a rinha fictícia entre a grande mídia (Branca de Neve) e seu anão Dunga.
Ainda neste show de absurdos fui obrigado a ler que os jogadores da Coréia do Norte terão de deixar o futebol e virar mineiros nas carvoarias da Coréia... Ora. Além do absurdo ideológico por detrás desta montagem, o que mais me estranha é que parece que ninguém se incomoda com o silêncio que temos perante nossos atletas. Jogam mal (ou mal jogam) mesmo sendo pagos com grandes fortunas; mesmo ganhando em publicidade, nos clubes europeus e também nos salários da seleção... tudo isso para entrarem tão displicentes em campo quanto quem entra no banho sem sabonete. O que estranha é que se incomodam com a Coréia do Norte mesmo na Copa do Mundo (é a continuidade da propaganda americana para legitimar uma invasão lá... e sorte do Iran não ter entrado na Copa), mas nosso povo e nossa mídia porca não se incomodam com os alto salários dos jogadores e que ainda por cima são presenteados com carros por políticos quando vencem um mundial (que seria obrigação). O que incomoda, portanto, é que a classe média denuncia o suposto uso de jogadores como mão-de-obra nas minas de carvão da Coréia do Norte, mas não cessam de fazer churrasquinhos na Copa, mesmo que o carvão venha do uso de crianças nas carvoarias do centro-oeste brasileiro. A hipocrisia diante do paradoxo é tão gritante e mesmo assim a classe média brasileira e a mídia porca tentam massacrar a Coréia do Norte com estas notícias plantadas, mas fecham os olhos diante de seu carvãozinho produzido com mãos infantis no centro-oeste. Churrasquinho esse que tem como produto o pulmão queimado e tuberculoso das crianças e a devastação dos cerrados no Brasil.
O futebol, como todo esporte, é nobre para o homem e lhe dá saúde e prazer, mas não quando está emaranhado nesta teia de interesses capitalistas e empresariais. Contudo, a sanha irracional vive dos momentos e o momento é Dunga x Branca de Neve... O momento é da torcida irracional apoiando nossos “guerreiros”, mas a única proximidade com esta arte bélica é o caráter vil e mercenário destes jogadores. É por isso que, nesta sanha nacional e irracional, quem cala a boca não é Dunga e nem Galvão, mas a população trabalhadora, embalada por mãos invisíveis que se nutrem da cegueira e da manipulação de estímulos fictícios de um nacionalismo porco.
Marcelo (sociólogo e professor).

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