domingo, 31 de outubro de 2021

Fé na vida, fé no Homem... Fé.

 

O bom de ter um blog só da gente é que podemos escrever o que quiser. Não importa se alguém vai ou não ler e principalmente se vai ou não concordar. Menos ainda se escrevemos corretamente, ou se deslizes gramaticais aparecem.

O ato de escrever nos permite botar os pensamentos em ordem.  Pensar um pouco, que é como já disse várias vezes, diferente de ter pensamentos.

Quando me dedico alguns minutos a essa tarefa de fazer minha autocrítica, digitando no silêncio de meu quarto, quase sempre dou cabo de alguma questão que estava pendente. E basta escrever que  aquilo vai clareando e me dando um tiquinho mais de paz.

Como agora em que estou tentando traçar um paralelo entre o materialismo que fundamenta minha prática política e o espiritualismo que me orienta para a transcendência.

E quer saber?  Não vejo contraditório em se crer na vida após a morte e ao mesmo tempo lutar por uma vida mais justa e mais completa enquanto se está na Terra.

Aliás, muitos dos que brigam por direitos, ou que agem na defesa de questões humanistas, são bastante mais eficazes do que certos espiritualistas que se fecham no casulo da pseudo-santidade.

Claro que também parece ser uma regra que os grandes pensadores, sábios ou teóricos professem o ateísmo.  Mas só parece.  Conheço, aliás conhecemos, muitos grandes homens de fé que escreveram teses fantásticas no mundo das ciências.

O fato é que viver com fé faz muita diferença quando a gente se depara com situações sombrias.

A perda de alguém querido, o sofrimento de uma tragédia pessoal, seja financeira ou familiar, sentir na pele a injustiça ou o peso de uma grande decepção são coisas que podem nos derrubar se não tivermos o apoio incondicional da crença no “algo superior” que pode ser Deus, a inteligência infinita, o Universo, ou nosso “eu verdadeiro”.

Pensar que se pode recorrer ou que se é assistido nas aflições, atenua a dor. 

Mas espere.  Ter fé não é forçar para crer e tampouco se iludir.  A fé é um presente, uma dádiva, uma virtude que se ganha sem pedir, mas que se pode alimentar ou esvaziar com o esforço de sua prática.

Vou ter que repetir o que dizia no início.  Não há incompatibilidade entre fé e luta política.  Entre se crer na justiça divina e promover a justiça entre os Homens.

E pra provar isso, poderia discorrer sobre a história de Buda, Jesus, Maomé e tantos outros, profetas ou desconhecidos, que mesmo com suas contradições, jamais deixaram que o amor pelo ser humano fosse menor que qualquer outra finalidade de suas vidas.

Esses e outros personagens, fizeram mais política do que qualquer outro líder de direita ou esquerda.

Ao seu modo, garantiram inclusão e atenção aos mais necessitados, confrontaram tiranos e mudaram destinos.  E isso é sim fazer política com P maiúsculo.

Posto isso, não há que se ficar pensando mais na incongruência de se ler Marx e o Evangelho ao mesmo tempo.

Se a fé nos ajuda a sermos mais fortes, melhores, transformadores, tanto mais útil será às outras ações que resolvermos assumir.

A mim a fé ilumina, abranda o coração, dá coragem.  Sustenta, renova, aguça a criatividade, reforça o sentimento fraterno e de solidariedade.  A fé me impõe agir com justiça, temperança e amor.

Quanta diferença isso não faz caso eu decida colocar-me ao serviço da minha comunidade?

Sobre fé, quisera tê-la maior, mais perfeita, mais forte.  Mas por enquanto é suficiente.  Essa centelha que persiste em arder no meu peito, pode melhorar muito afim de abrasar todo meus ser.  E espero muito por esse dia.

Sei que ainda é bastante menor que o grão da mostarda, trôpega e manca, um dia quem sabe, moverá montanhas.

Enquanto isso, anjos e demônios digladiam em meu interior na busca de minha alma.  E descuidar disso, não vou.

Acabo de refletir sobre sua relevância para mim.  A fé é inerente a minha condição de ser humano.

Ter fé em Deus (dê a Ele o nome que quiser) não pressupõe descrer do Homem.  Muito pelo contrário.

Fico com aquela velha expressão de Tomé:  “Senhor e Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...