terça-feira, 4 de setembro de 2012

História - Verdades e Mentiras


Eu me lembro que em 1985 estudava em um colégio estadual na minha São José do Rio Preto, quando tudo que havia aprendido sobre a história do Brasil, até então, voou pela janela.
Minha professora de história que não me chamava muito a atenção, apesar de eu ter gostado de história em toda a minha trajetória escolar, naquele momento me ganhou para sempre.


Após a eleição presidencial de Tancredo Neves, frustradas as campanhas pelas eleições diretas, o mesmo adoeceu, vindo a falecer e em seu lugar tomou posse um "não eleito", seu vice José Sarney.  O fato é que este episódio terminava com 21 anos de um governo de militares.
Tancredo Neves representava o fim da Ditadura Militar no Brasil.  Não por Tancredo em si, mas por um grande movimento que com sua ascensão ao poder, passava a ter a certeza disso.


Daí pra diante, minhas aulas de história se tornaram bastante interessantes.
Num ato simbólico, a professora nos sugeriu lançar fora os livros escolares que levávamos pro colégio.  Segundo ela, passaria a partir de então a ensinar a história de verdade, como ela mesma havia descoberto e aprendido, por trás daquela que era uma grande mentira, pregada para desenvolver em todos, patriotismo, subserviência e adoração a alguns símbolos.  Fomos à janela e atiramos os livros com a farra peculiar de alunos nada "caxias".


Me lembro que desmistificou pra mim o fato da descoberta do Brasil logo de cara.  
Eu sempre pensei que se Pedro Cabral tivesse mesmo se enganado com relação à direção a seguir, ainda mais no “tamanho” do engano, deveria ser conhecido como o mais estúpido dos portugueses.  Talvez até por causa dele, piadas e anedotas pintassem os lusitanos como "burros" ou inocentes.  Mas daí a professora alargou meu ponto de vista.

Falar que ele tentou traçar um novo curso para tentar dar volta ao mundo e atingir as Índias, também não corresponde, pois este papel houvera sido de outro navegador.
O navegador português veio cumprir tabela e garantir à Coroa Portuguesa o seu quinhão no novo mundo "invadido" pelos espanhóis.  E ela contou isso com riqueza de detalhes e informações.

E que descobrimento nada.  Já havia gente por aqui, como havia por todo o continente. O que faz de Colombo e Vespúcio, tão invasores quanto qualquer outro que por aqui aportou, pondo fim em nações inteiras.


E as farsas históricas não param por aí...
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou resumindo, D. Pedro I, declarou a Independência do Brasil e depois foi ser Rei de Portugal ?  Esta era outra inconsistência que não me entrava na cabeça. 


Pensa no enredo: Declaro guerra a um país e depois de não me dar muito bem no comando do meu próprio país, volto para ser rei do outro país que “derrotei” na batalha.  E que grito que nada. 
A verdade que a independência com relação a Portugal nos custou muito caro e até multa pesada tivemos que pagar.  Ah e pra piorar, a famosa cena do “Grito do Ipiranga” retratada pelo pintor Pedro Américo, precisava de alguns retoques.


Consta que D. Pedro viajava em uma mula e não naquele pomposo cavalo.  Era necessário um símbolo.  Um ato heroico para se contar aos filhos e aos filhos dos filhos.  Daí uma independência com grito e tudo.
E por aí vai.  Você tem certeza de que Duque de Caxias foi um herói?  E Tiradentes?  Enfim, tudo fora remodelado para que nossos livros de história nos emocionassem e nos fizessem melhores brasileiros.  Do contrário, como seguiríamos o famoso preceito do Ame-o ou deixe-o propagado lema do Regime Militar?


Hoje, teoricamente, a história pode ser contada de fato.  Mas ainda não vejo isso acontecendo.  A antiga e recente história do Brasil continuam sendo agredidas.  Meus filhos ainda aprenderam o mesmo "lero" do descobrimento.  E os meios de comunicação, substituindo as cartilhas do antigo regime, preservam a arte da manipulação e do "invensionismo".
Quando nossas crianças aprenderão de verdade o que representou para nós o governo de Getúlio? A história correta de JK e sua morte, bem como a morte de Jango? Quando serão esclarecidos, para os jovens da atualidade os reais motivos da queda de Collor? E quando meus netos tiverem que aprender sobre o impeachment de Dilma e as entranhas deste novo golpe?


O mais importante é discutirmos já o papel irresponsável que a mídia desempenha, utilizando-se inclusive de jornalismo com notícias e fatos fabricados em nome de interesses de grupos econômicos e elites governantes.  E isso não é censura. 
Quem fará justiça aos verdadeiros heróis que nunca foram patronos disso ou daquilo, nem nome de praças e avenidas?


Quem cuidará de tirar, das rodovias e outras obras feitas com dinheiro do povo, os nomes de governantes cruéis e ditadores financiados pelo Tio Sam, Bandeirantes e outros assassinos de inocentes?
Sonho com este tempo em que todas as incorreções serão de fato realizadas em prol da verdade e da justiça histórica.  Mas não sei se chegarei a vê-lo.

2 comentários:

  1. Muito correto camarada Carlos Alexandre, você pontuou corretamente os grandes erros históricos. Para ficarmos apenas na obra de Pedro Américo.
    Dom Pedro montava um cavalo imponente e estava com as roupas impecáveis, como se espera de alguém com o seu posto.
    As margens do Riacho do Ipiranga foram desviadas para integrar à paisagem
    A comitiva de Dom Pedro era numerosa, visto que ele vinha de uma viagem longa e importante.
    Dom Pedro aparece declarando a independência em Petrópolis.

    ResponderExcluir
  2. Carlinhos! Queda de Collor, Mensalão...é tudo muito grave! Aliás PC farias foi cachorro pequeno perto desses da atualidade!
    Ale

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...