sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Organizado por Estudantes


Estamos bastante próximos do dia 7 de outubro, momento em que, mais uma vez, escolheremos o prefeito e vereadores de nossa cidade.

Ontem, estive presente em um debate organizado por estudantes da Coopen em São José do Rio Preto, com os candidatos a prefeito da cidade.

A iniciativa é louvável, pois sei das dificuldades de se organizar um evento como tal.

Pra variar, o atual prefeito Valdomiro Lopes, apontado pelas pesquisas como “já eleito” no 1º turno, mais uma vez não compareceu evitando o olho no olho com as pessoas.  Estratégia de marketing?  Compromisso anterior?  Não há marketing melhor do que o debate, quando se é articulado e se tem conteúdo para expor e enfrentar.  E não há compromisso mais importante em um processo eleitoral que o debater das idéias livre dos roteiros de TV.

Fica aqui o meu repúdio a esta atitude.  O pessoal da cúpula da campanha do candidato ausente sequer teve a preocupação em enviar uma justificativa ainda que “amarela”.

Mas valeu pela oportunidade de se fazer perguntas da plateia.  Mandei logo a minha sobre o comprometimento do candidato com a sociedade organizada.  Associações, conselhos e outras ferramentas de representação popular.  Respondido por Rillo, o questionamento evidencia seu compromisso com as bases o que me deixou muito feliz.

Na contrapartida, ficou evidente que a atual administração conseguiu cooptar ou destruir a organização popular que existia antes.

O Governo no qual participei, do então prefeito Edinho Araújo, foi marcado pela organização das Associações de Moradores de Bairros, Fórum de Associações e Conselhos.  Hoje, o prefeito manteve apenas os conselhos obrigatórios (Segurança, Educação e Saúde), deixando claro que em todos eles a truculência é visível.

Algumas coisas no debate me chamaram a atenção:

1 – Bellodi se esforçou muito para derrubar a pecha de candidato de direita.  Mas não tem jeito.  Seu discurso de conciliação entre Capitalismo e Socialismo não decolou.  Bem articulado, o candidato é bom de discurso e ainda vai se destacar muito na política local.

2 – Manoel Antunes continua firme em seus propósitos e mais combativo que nunca.  Uma pena não ser candidato a vereador, pois seria o mais votado e sua presença na Câmara a garantia de fiscalização contundente.

3 – João Paulo Rillo conta com a forte e grande militância do PT e seu segundo lugar nas pesquisas podem fazer o quadro reverter caso a disputa vá para o segundo turno.  Melhor em argumentos e um debatedor nato, João diante de Valdomiro no mano a mano não vai deixar sobrar ossos do outro candidato.

4 – Marcelo Henrique fez um excelente trabalho de divulgação dos ideais de esquerda, representando muito bem seu partido PSOL, que sai fortalecido e os demais companheiros do PCB e PSTU.  A exemplo do que fez Plínio de Arruda na campanha para presidência, não desviou a atenção do propósito principal um só momento durante todo o processo.

Por estas e outras que lamento a opção dos rio-pretenses.  Mas é como salientaram amigos, como meu colega Eduardo Pirré.  “Só se fala em educação profissionalizante e em formar o Homem pra trabalhar.  Não o ensinam a pensar”.  Um outro próximo arrematou: “Por isso muitos votam em Valdomiro, pois não aprenderam a pensar”.   Valter de Lucca, presidente do PCB e candidato a Vice na chapa de Marcelo finaliza: “Quando o tema é educação, pensam no Homem apenas do pescoço pra baixo”. 

E viva a democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...