sábado, 3 de julho de 2010

De Pelé a Maradona


Torcer, no futebol, não é nada de anormal.  Torcer pelo time do coração ou então pelo país a que pertencemos é coisa pra lá de natural.
Em tempos de copa, isso fica ainda mais evidente e pessoas que nunca se interessam pelo esporte, acabam se reunindo com amigos e se paramentando de torcedores de primeira hora para torcer e vibrar.
Mas queria fazer algumas avaliações e gostaria de partilhá-las com amigos.
Primeiro - concordo que o mundo não viva só de trabalho e que a diversão deve também fazer parte integrante de nosso dia-a-dia.  Mas por que em tempos de jogo da seleção é permitido parar tudo, horas antes do evento, interrompendo e cancelando compromissos, entrega de encomendas, aulas e outros serviços, mas em outras instâncias como "greves" que reivindicam melhores condições de salário e trabalho, isso é absurdo e coisa de agitador e vagabundo?
Segundo - por que a maioria das pessoas adquire um patriotismo que beira ao fanatismo em épocas de jogos da copa, enfeitando casas e empresas, vestindo a camisa da seleção e embandeirando seus carros, mas em outras épocas acha brega as cores do país, desrespeita a bandeira e sequer presta atenção nas situações que envolvem a nação como escândalos no Congresso?  Por que usam faixas dizendo "o hexa é nosso", mas criticam quem usa um "fora Sarney", por exemplo?
Terceiro - por que torcem por um país distante, de realidade e história opostas a nossa como Alemanha, Itália e França, às vezes alegando laços de família de 3a ou 4a geração, mas torcem contra Argentina e outros irmãos de América Latina ignorando os laços de sofrimento, perseguição e irmandade que nos une?
Quarto - por que diante da derrota do seu país, em um jogo, provoca-se a degola de pessoas que ganharam outros tantos jogos para chegar até aqui?
Quinto - o que acontecem com as demais notícias do mundo que faziam parte dos noticiários em outras épocas e que dão agora lugar a 3/4 do horário do jornal interios tomados por notícias da copa?
Sexto - de onde vem esta ira de tantos brasileiros contra Maradona que ama seu povo, sua gente, teve um gesto super afetuoso com seus jogadores ao final da partida deste sábado?  Não pode ser por conta de seus vícios... Também não pode ser por conta de suas opiniões polêmicas... Temos ídolos brasileiros pra lá de viciados e gente pra lá de polêmica que são super amadas e dão "bananas" para os fãs, torcedores e público em geral.
Temos que tomar cuidado para não fazermos sempre o jogo de uma mídia que provoca na gente alegria e frustração em frações de segundos.
A mesma mídia que nos torna tão brasileiros para vender cerveja e televisão durante a copa, mas que obscurece o trabalho de gente séria no Senado, na Polícia Federal e em outros cantos e recantos do país.
Bem, com a saída do Brasil, ia torcer para a Argentina.  Com a saída desta, sou Paraguai desde criancinha.  Mas esta é só minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...