quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Rápida conversa sobre Fluxo de Caixa


Um dos principais instrumentos do planejamento financeiro, o fluxo de caixa é estratégico e seu descontrole pode comprometer seriamente os resultados de uma empresa.
Ele se compõe de um controle que analisa os recebimentos à vista e a prazo, permitindo atuar sobre a inadimplência afim de garantir um mapa tranquilo de pagamentos a serem realizados em determinado período.
É por meio desse controle que a direção da empresa pode tomar decisões quanto a comprar, investir, ousar, reduzir custos etc.
Deslizes causados por apontamentos irregulares, fora de sistema ou mesmo nebulosos (não identificados corretamente no lançamento), trazem consequências imediatas que vão do uso inadequado de contas, aplicação incorreta de índices, até mesmo pagamentos indevidos (a maior, a menor, em duplicidade ou não efetuados).
Há sistemas avançadíssimos que permitem o acompanhamento automático das contas.  Favorece a agilidade e a visibilidade plena de todas as operações financeiras.  Mas não é pequeno o número de pessoas que, embora qualificadas e experientes, resistem a utilização de tais ferramentas. Mesmo sendo disponibilizados pela empresa, se pode ver controles paralelos realizados por pessoas acostumadas com as velhas planilhas.  Pasme.
No controle “manual” ou precário de apontamentos financeiros, perdem-se dados, erram-se números e o pior de tudo, acumulam-se prejuízos decorrentes de uma visão turva para as decisões.
Bastará um aumento inesperado na inadimplência dos recebíveis ou o atraso de algum pagador, para que toda a cadeia seguinte provoque, em efeito cascata, o comprometimento das contas.
Há situações em que somente a pontual, rigorosa e diária conciliação, poderá devolver a segurança.  No entanto, quando o fluxo somar um certo tempo de convulsão, faz-se necessária a revisão retroativa, com conferências, acertos e outros procedimentos nada rápidos, muito menos fáceis.
É muito simples questionar a administração do setor financeiro.  Vitrine quase sempre, ali sentem-se os atrasos tanto pelo público externo, quanto interno da corporação.  A insatisfação sempre será imediata por parte de quem é prejudicado.  E a alta pressão sofrida pelos funcionários do setor, ao invés de apressar, atrasa ainda mais a solução.
Somente ao viver essa realidade, pode-se julgar com justiça e clareza quem dela padece.

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