domingo, 12 de agosto de 2012

Fotos opacas, Memória luminosa


Hoje passei um super domingo em família. 
Junto com meu pai e outros queridos parentes e familiares, lembrei-me de muitas coisas.
Ao chegar em casa, fui direto ver fotos.
E encontrei uma porção.  Já envelhecidas, pois as atuais são digitais e dinâmicas.  Mas sua memória está intacta e luminosa em minha mente:

Minha visita ao acampamento dos Sem Terra no Pontal do Paranapanema nos idos de 94.  Junto comigo estavam Caroline (hoje minha mulher), meu irmão Marcelo, Rodrigo Andia e a então vereadora petista Eni Fernandes.  Tivemos a grata satisfação de encontrar por lá Leonel Brizola e Eduardo Suplicy.

Este sou eu detonado após realizar a Marcha contra as Privatizações em Brasília.  Em torno de 1998 ou o que o valha.  Os tucanos do PSDB na época faziam a festa com as vendas de estatais.  Aliás, até emprestavam dinheiro aos compradores.

Aqui estou discursando ao lado do Deputado Edinho Araújo e do vereador Marco Rillo.  Campanha extraordinária que me deixaria numa situação bastante feliz, pois levou-me à Prefeitura, como Assessor Especial  onde pude trabalhar bastante em prol de algumas causas que acreditava.



Causas como esta. Após ter militado na Secretaria de Governo ao lado de Carlos Feitosa, entregava abaixo os documentos relativos à primeira regularização de um loteamento, antes irregular.  Na gestão do Prefeito Edinho e graças à Comissão de Regularização de Loteamentos, nem um loteamento novo surgiu e ainda regularizamos um dos 108 existentes.  Grande feito.


O Grupo de Estudos e Ação Política – GEAPOL foi uma grande escola da verdadeira militância política.  Criado na Igreja Católica com a ajuda de Valdecir Dezidério e Jarbas Brandini Dutra (ambos na foto abaixo), contou com imensa colaboração e a visão avançada de D. Orani Tempesta, então Bispo de Rio Preto.


D. Orani, hoje arcebispo do Rio de Janeiro, está nesta foto ladeado por mim e pelo então Prefeito Edinho Araújo.  Sempre foi aberto a diálogo e representou uma arrancada na Igreja local.  Tornou-se um grande amigo de nossas causas.

Minha militância política começou jovem.  Fui lançado pelo então Vereador Carlos Feitosa e seu fiel e saudoso companheiro Waldemar Alves dos Santos.  Nesta foto, estou discursando ao lado de Feitosa, Pezarini e do então Senador Fernando Henrique Cardoso (de braços cruzados), a quem combateria mais adiante na marcha do Fora FHC.


Panfletando na Avenida Bady Bassit a combater a falsa independência no Grito dos Excluídos.  Incomodávamos aqueles que insistiam nos tradicionais desfiles de 7 de setembro.


Mas foi no PPS que encontraria uma caminhada mais rápida e que depois me levaria à reorganização, na cidade, do PCB.  Aqui discurso na convenção do partido na Câmara Municipal,

No lançamento de minha campanha a vereador entre Feitosa e Edinho Araújo, nesta festa me lembro de valorosos amigos e companheiros da política local, dentre eles o saudoso Nelson Seixas.


No Gabinete do Prefeito, como Secretário Interino de Governo, recebendo moradores de bairros da cidade.



 
A circulação com os políticos me fez conhecer muita gente de perto.  Na foto, entre Ciro Gomes e Edinho Araújo


Aqui estou recebendo das mãos do então Deputado Marcelo Gonçalves uma homenagem da Câmara Municipal



E os sempre colaboradores e fraternos amigos da Maçonaria.  Aqui com os irmãos da Loja Maçônica Aprendizes do Terceiro Milênio que ajudei a fundar.



 
Realmente, hoje foi um dia de muitas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...