sábado, 25 de agosto de 2012

Decisão


Chegou a hora de declarar meu voto e assumir minhas posições com relação às eleições na minha querida São José do Rio Preto.

 

Jamais consegui ficar tanto tempo calado e sem envolvimento em algum pleito, desde que me iniciei muito jovem na militância política.

 

O cenário eleitoral neste ano está bastante interessante.  Se por um lado as pesquisas apontam certa força do atual prefeito Valdomiro Lopes, vale dizer que de outro, as candidaturas são bastante respeitáveis.  Além disso, graças a Deus, pesquisa é só pesquisa.

 

Começo pelo meu amigo pessoal Marcelo Henrique, advogado dedicado à causas relacionadas a seguros, área profissional na qual estou inserido, de certa forma, desde 1987.

 

Marcelo é filiado ao PSOL, um dos partidos mais sérios em atuação no país e composto por gente extremamente comprometida com o as grandes lutas.  Plínio de Arruda, Eloísa Helena, Ivan Valente e outros.

 

Além disso, Marcelo está coligado com PSTU, tradicional partido da esquerda e com o PCB, partido no qual militei, ajudei a fundar em Rio Preto e dirigi como Secretário Geral a partir de sua reorganização.

 

O PCB, representado na coligação pela indicação do vice, na figura de meu sempre Camarada Valter De Lucca, mora e morará sempre em meu coração.

 

Contudo isso, minha primeira opção de voto não é do Marcelo.  Além dele, está na disputa um homem que aprendi a gostar e admirar bastante.  O professor Manoel Antunes, tornou-se um amigo a partir de amigos comuns, mas a proximidade com ele mostrou sua tenacidade e amor pela cidade.  Sua capacidade de ser fiel e sobretudo leal.

 

O professor Manoel Antunes, além de ter contribuído muito para uma mudança radical na história de Rio Preto, quando foi prefeito por duas vezes, tem em seu favor uma atestada honestidade.

 

Com estas duas figuras, Valdomiro já não teria chances comigo, pois afinal de contas, não há comparações.  Como sempre fui partícipe de partidos políticos e gostei de militar, acompanhei de perto várias legislaturas municipais, onde nada encontrei no currículo do atual prefeito Valdomiro, que valesse minha reflexão favorável a elegê-lo.  O mesmo posso dizer de sua carreira como Deputado Estadual.

 

Estou filiado ao PT.  Posso dizer orgulhosamente, PT de Lula e Dilma, de tantas outras estrelas e ícones.  Mas nem é por fidelidade partidária ou simpatia que meu voto e apoio vão para João Paulo Rillo. 

 

Hoje posso dizer seguramente que voto em João pela sua grande capacidade, força e ideais, que de certa forma aglutinam um pouco daquilo que valorizo nos outros bons candidatos.  Amor pela cidade, fidelidade e lealdade aos companheiros, competência e relações estreitadas com o que há de mais avançado na política local.

 

João Paulo sabe exatamente o que fazer.  Está ladeado por pessoas também comprometidas.  Destaco o ex-prefeito Edinho Araújo, cujo governo compus.  Destaco ainda os sempre valorosos companheiros do PT rio-pretense e alguns dos grandes candidatos à vereança que compõe a chapa Juntos por Rio Preto – 13.

 

Desta feita, minha escolha para Prefeito está feita e devo me envolver pesado nesta campanha nos próximos dias.

 

Mas se por um lado, valorizo bastante a eleição de um prefeito (executivo), por outro dou uma atenção super especial à Câmara Municipal.

 

O legislativo é, sem dúvidas, o mais nobre dos poderes.  É ali que podemos debater, refletir, fiscalizar e organizar a vida das pessoas.  Nenhum Prefeito, Governador ou Presidente, pode governar sem leis que o autorizem ou lhe orientem. 

 

E pra piorar a situação de Valdomiro, muitos dos vereadores da Câmara atual são de sua chapa.  E a Câmara atual foi, para mim, a pior de todas, desde que me conheço por gente.

 

Para reeleger um dos atuais vereadores é preciso escolher com muito cuidado.  Eu por exemplo só consigo enxergar com tranquilidade dois nomes.

 

Pedro Roberto Gomes, um camarada combativo.  Membro do PSOL de Rio Preto, sempre esteve do lado certo das causas populares. 

 

Militamos juntos no Fórum de Associações, no PPS onde fomos correligionários, na defesa e acompanhamento dos comitês para regularização dos Loteamentos Irregulares, junto aos ambulantes, mototaxistas e outros grupos.  Pedro Roberto está na chapa de Marcelo Henrique.

 

Pedro, com certeza, seria meu candidato.  Há também Marco Rillo, um companheiro de lutas e de ideias desde a militância no GEAPOL, grupo ligado à Igreja Católica.  Marco é destes fiscais permanentes e que não podem faltar na composição de uma Câmara.  Também votaria nele, inclusive por pertencer a chapa do filho, João Paulo Rillo, meu já declarado candidato a prefeito.

 

Contudo, meu voto e apoio são bastante conhecidos de quem é próximo a mim.  O PDT de Manoel Antunes, tem entre seus quadros a figura que me iniciou na política, com quem trabalhei no governo do Prefeito Edinho e cuja história me orgulha bastante.  Trata-se do Professor Carlos Eduardo Feitosa, componente de meu círculo de amigos, mas longe disso o motivo de merecer o meu voto.

 

Feitosa abraçou diversas causas, ainda durante o regime Militar, defendendo movimentos importantes da esquerda local.  Foi por duas vezes o melhor vereador de Rio Preto.  Participei com ele na criação e composição do Fórum de Associações, Comitê de Regularização de Loteamentos e outros.

 

Enfim, está composta minha chapa.  João Paulo Rillo para Prefeito e Carlos Feitosa Vereador.  Mas opções não faltam aos demais rio-pretenses.  O importante é o debate que não deve deixar de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...