quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debate e Democracia

Texto do Professor Marcelo:

Muitos e-mails me chegaram sobre debates dos presidenciáveis. No entanto, o que é flagrante é o fato de que uma estratégia subreptícia se monta como filtro para que a grande mídia e o poder estabelecido impeçam que candidaturas contra a ordem se manifestem. É o caso do PCB e do PSTU.


Onde está então a tão decantada democracia? Onde está a classe média plantonista que invade nossas caixas de e-mails com alertas para maus-tratos com cachorrinhos ou com a política machista contra a estudante que mostrou a calcinha na UNIBAN??? Onde foram parar os movimentos de estudantes pelo acesso democrático ao ensino ou pela paz no Rio, quando um verdadeiro atentado à democracia (como de praxe faz a grande mídia sempre) se faz passar por normalidade? Será a consciência do senso comum tão obtusa que atinge até os ditos "politizados" com sua forma naturalista de ver o mundo e as coisas?

Enfim, vamos nos contentar com o espetáculo montado de perguntas pré-estabelecidas e cujas respostas já estão decoradas em casa? Vamos nos contentar com o discurso único e meramente retórico ou tecnocrático? Vamos nos contentar com candidaturas de projetos que se mostram como uníssono e pela ordem do capital?

O Partido Comunista Brasileiro entraria em qualquer debate para lançar sua crítica ao capital, mas é sistematicamente cerceado pela grande mídia. Sua campanha não almeja vitória nas eleições, posto reconhecer que a democracia burguesa, com estes e outros mecanismos, determinam vencedores abastados e que reproduzam o status quo. Assim, almeja-se com estas forma alternativa de campanha um salto de consciência pela tentativa de expor, nos escassos momentos eleitorais, uma crítica esclarecedora do proletariado sobre sua atual condição e sua sujeição ao capital. Um tal estado de coisas não poderia jamais ser derrubado sem uma força correlata e que deverá ser travada com mais ou menos atraso, sendo o atraso com prejuízo à própria humanidade e natureza.

Todos estes que aparecerão na grande mídia, com pequenas divergências, manterão intactas as bases destrutivas do capital, pois seus projetos não são anti-capitalistas, mas de gestão do capital com seus altivos lucros.

Portanto, se querem conhecer outros projetos que não sejam apologéticos ao capital, seguem abaixo algumas entrevistas de Ivan Pinheiro.

http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1864:assista-as-sabatinas-de-ivan-pinheiro-no-r7&catid=73:eleicoes-2010

http://www.youtube.com/watch?v=Aa8kZGSL-Mk&feature=related

Saudações revolucionárias.
Marcelo

Um comentário:

  1. É assim camarada Carlos, temos que ocupar o espaço na eleição, pra fazer a nossa fala política, da longa caminhada, da busca da formação, do protesto. Entendendo que a complexidade do sistema de ditadura burguesa, vai nos deixar semi-cassados enquanto processo de uma democracia, que efetivamente não existe.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...