quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Carta Aberta aos Amigos

Quem me conhece de longa data sabe que jamais me omiti em questões que julgo importantes, mesmo que erre ou depois tenha de voltar ao assunto para me redimir de falhas cometidas no julgamento. Não tenho o menor problema em desprezar minha opinião, tão logo verifique meu equívoco.

Neste instante, aqui me apresento para comentar sobre o importante processo que se aproxima, qual seja, o processo eleitoral que deverá escolher nossos novos dirigentes, o máximo da nação, o do estado em que vivemos, além de compor nosso Congresso e nossa Assembléia Legislativa.

Apaixonado pela política e dela um militante contundente, sempre estive ligado a partidos, grupos e projetos. Mudei, repensei, venci e perdi muitas vezes, como perderam e venceram muitas vezes nossa sociedade e o coletivo.

O importante, sempre, foi estar presente e comprometido com campanhas, discursos e o bom e indispensável debate que nasce, independente da vontade das pessoas, durante o período que antecede ao pleito.

Minha visão não é perfeita. Carece de boa formação teórica, mas traz um pouco de minhas experiências.

Gostaria de ver triunfante a implantação do socialismo real, verdadeiro e justo, só possível com a superação completa do capitalismo. Sei que não será pelo mecanismo reformador do voto que isso ocorrerá. Por enquanto, para mim, o caminho mais próximo parece ser a defesa de um projeto mais parecido com este anseio.

Desta feita, ajudei a eleger Lula presidente. Militei em partidos de esquerda, que hoje já estão no centro ou na extrema-esquerda. Efetivamente criei com outras pessoas valiosas, mecanismos de fiscalização, de apoio e de organização popular. Assim nasceram entidades como GEAPOL, Amigos de Rio Preto, Fórum de Associações de Moradores.

Incomodei muito a amigos e parentes, candidatando-me a vereador por 3 vezes. Chegando a compor um governo e mais tarde, largando isso pela recriação de um projeto avançado, a reestruturação na cidade do PCB.

Não é justo que eu não procure agora, neste momento valioso de nossa história, aos amigos, simpatizantes ou discordantes, com a finalidade de afirmar minhas convicções e mesmo buscar promover o debate.

Por isso declaro meus votos e procuro justificá-los.

Minha chapa tem por base o compromisso e fidelidade com o partido que atualmente me aceitou em suas fileiras, o PT. Mas também aproveito para falar de outras figuras que acredito importantes para nossa cidade e região.

Em primeiro lugar, voto em Dilma (13) para presidente da república, porque desejo a manutenção do projeto de Lula e do PT para o Brasil. Sei de ajustes que são necessários, mas continuo acreditando nos avanços obtidos nesta caminhada. Além disso, a figura de Dilma, sua história ligada à luta anti-ditadura e seu trabalho firme e valioso nos cargos que ocupou, a credenciam para esta missão. Oriento para que os amigos procurem ler sua biografia de forma desarmada e livre das provocações da direita hipócrita. Se o governo de Lula não foi perfeito, não se pode desprezar que a miséria fora diminuída, que mais empregos, ainda que numa onda de crescimento natural de países como o Brasil, foram gerados. A educação via ProUni e Escolas Técnicas ou o Minha Casa, Minha Vida, também contaram conquistas. Mesmo no cenário mundial, nosso país ganhou respeito e notoriedade.

Voto em Mercadante (13) para governador porque acredito no projeto petista para São Paulo e porque não aceito a continuidade de um governo que em 16 anos de posse do poder no estado, desmontou o estado e desarranjou políticas. Maltratou servidores públicos, como os ligados à educação, saúde e segurança.

Voto em Marta (133) para senadora, por motivos semelhantes, acreditando no projeto petista e na capacidade e combatividade da figura da ex-ministra e ex-prefeita da capital.

Para a Câmara Federal, meu candidato é o riopretense Manoel Antunes (1236). Ex-prefeito, figura conhecida que dispensa comentários, nada há sobre sua história que ofereça o mínimo de dúvidas quanto a honestidade e seriedade. O prof. Manoel que concorre pelo PDT, partido do saudoso Leonel Brizola, está numa dobrada interessante com meu candidato a Deputado Estadual, João Paulo Rillo (13622) do PT.

Jovem combativo e dinâmico, Rillo quase se tornou prefeito de Rio Preto. Sua vereança foi registrada com a seriedade necessária para o trabalho de um legislador. Na Assembléia, com certeza, fará bastante mais. Acredito em Rillo e Manoel Antunes como legítimos representantes de nossa cidade e não creio que haja necessidade de buscar pessoas de fora para nos representar.

Esta é minha chapa e por estes estou trabalhando. Peço aos amigos que considerem esta hipótese, completa ou em partes, sobretudo caso não tenham ainda efetuado sua escolha.

E não seria honesto, se além destes, não mencionasse também o importante trabalho de um grupo com quem convivi até poucos meses. O vereador Pedro Roberto do PSOL que concorre á Câmara Federal e o advogado Marcelo Henrique que concorre ao Senado. Caso os nomes por mim apresentados não sejam fruto de sua escolha, avalie também o trabalho destes homens, ao lado de quem, coloco ainda o ex-dirigente petista Ricardo Berzoini, candidato a Deputado Federal.

Desta feita, está aqui minha colocação. Evidentemente estou ao dispor para discutir detalhes, tanto dos currículos destas pessoas, quanto de suas principais defesas e trabalhos realizados.

A importante questão que aqui se encerra, permanece como sendo a não omissão.

Lembro sempre que votar branco ou anular o voto, não ajuda a limpar o Congresso, a resolver os problemas da nação. É simplesmente uma falta de compromisso com a pátria e com seus integrantes. Há diversos candidatos em outras esferas e a luta pelo voto, muitas vezes corresponde a uma necessidade de fortalecimento de idéias, que é outra saída para quem não concorda com os ditames da configuração política de momento. Por mais chato que pareça, assista ao horário eleitoral gratuito e procure ouvir com o respeito que o assunto merece.

A culpa da miséria política do Brasil e do mundo, está mais nas mãos dos “analfabetos políticos” que do próprio eleito, que nada mais faz do que ser quem era, quando foi escolhido por seus eleitores.

Recebam todos, um grande e fraterno abraço, pleno de respeito e agradecendo pela atenção.

Carlos Alexandre

Um comentário:

  1. Olá Carlinhos! Queria deixar um abraço saudoso a ti e a tua família.
    Para manter-me honesto com minhas convicções, assim como você, eu diria que estou parcialmente de acordo com as coisas que escreveste em teu post.
    Há realmente gente boa e bem intencionada entre o grupo de pessoas que você citou, entretanto não me agradou a administração política do país durante a segunda gestão do PT e seus partidos aliados.
    Não sou simpatizante ou a favor de nenhum partido político específico, e provavelmente como a maioria da população brasileira, sou menos engajado politicamente do que deveria ser, e o reconhecendo, admiro muito sua luta durante anos por uma sociedade melhor.
    Os seguidos escândalos, sem julgamento e a proteção de figurões políticos, antigamente inimigos do atual presidente e atualmente fiéis aliados do governo me dão uma sensação muito ruim, para não dizer palavras piores.
    Como bom sonhador e pessoa esperançosa em um futuro melhor para o nosso país, gostaria de poder votar com confiança em políticos honestos e que representem os interesses de seus eleitores, mas infelizmente isso me parece cada vez mais utópico.
    Fica aqui minha mensagem de decepção política, com uma ponta de esperança em um futuro melhor, construído por gente bem intencionada e disposta a vencer um grande mal presente na cultura latina de maneira geral: a corrupção.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...