segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Marxismo, Comunismo, Socialismo, a política de reformas de Gorbatchev e outras coisinhas mais.


A partir do final da década de 80, foram redesenhados todos os mapas mundiais e os velhos atlas e livros de geografia, perderam sua validade numa velocidade inacreditável.
As mudanças foram tão grandes, que poucas vezes na história isso ocorreu.
Com a queda do "Muro de Berlim", a "perestroika" e a "glasnost" na poderosa União Soviética, compreender estas mudanças passou a ser complexo.
Até hoje, pessoas confundem essa reestruturação com o fim de algo que ainda não foi experimentado pela sociedade mundial: o comunismo.
Nos próximos dias, vou tentar colocar aqui um pouco de Socialismo Ideal e Real, discutir os problemas da economia planificada e falar sobre Capitalismo e Socialismo como duas economias distintas.
Não sou suficientemente capaz de fazê-lo por minha conta e assim utilizarei a ajuda de amigos, cientistas políticos e sociais, economistas e claro, obras literárias. Tudo com o sentido de acabar um pouco com a série de equívocos que tenho visto em amigos ou leitores que comentam comigo em e-mails e outras oportunidades sobre "o fim" do velho projeto "delirante" do socialismo.
Vamos falar sobre as relações de produção e sobre o alemão Karl Marx, cuja obra foi a maior influência do movimento socialista mundial.
Conto com todos nos debates e opiniões.

Um comentário:

  1. Olá!
    Vi seu livro aqui e gostaria de adquirir um exemplar. Como faço?
    Sobre a questão do diploma, vou procurar ser bem objetiva. Entendo que é obrigatório por uma questão muito simples: a profissionalização. Isso não impede que outras pessoas exerçam a sua liberdade de expressão. Os jornais podem e devem convidar especialistas sobre determinados assuntos para escrever, fazer análises e tudo mais. No entanto, para a prática diária, é fundamental o diploma, visto que nesta profissão existem técnicas para o desenvolvimento de um texto, por exemplo, o que entre outras coisas se aprende num curso superior.
    bj
    Mirna
    www.mirna.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...