sexta-feira, 31 de julho de 2009

Consumidor - consumido e com dor


"Alguém já deve ter feito este infeliz trocadilho".

Eu tive um problema recente com meu plano de saúde. Pago regiamente todo mês e realizo sim algumas consultas e até exames. Minha acupuntura, por exemplo, está coberta... pelo menos as primeiras 15 sessões.
Mas, recentemente, meu filho mais velho precisou de uma cirurgia de emergência, nada grave, ao bem da verdade. E foi nesta hora que o "plano" se mostrou pra mim. Não cobre. Hipertrofia do prepúcio é uma preexistência e se eu quisesse a cobertura, meu filho que esperasse mais 2 anos sem urinar.
A cirurgia foi feita e meu filho passa muito bem, graças a Deus. Mas o fato é que o plano não cobriu.
Fico pensando em duas coisas muito sérias. A primeira, nas pobres pessoas desta nação que ainda precisam se tratar de algum problema grave de saúde. A segunda coisa que fico pensando, trata da fartura das queixas diárias que devem rechear os corredores dos diversos procons existentes no país.
Aliás, ainda não estou discutindo a eficácia ou não de tais órgãos de "proteção ao consumidor".
Uma pessoa próxima a mim, foi prejudicada das mais diversas formas por um problema havido no seu contrato de telefonia fixa no Paraná, onde mora. Pra piorar, perdeu dinheiro e está discutindo com a Brasil Telecom sem nenhum resultado.
Telefonia aliás que é a campeã dos procons segundo notícias que tenho lido.
Estas empresas preferem causar malefícios a centenas de usuários por dia e quando um reclama, se e somente se vencer em sua pendenga judicial, as empresas pagam com tranquilidade o que seria a "exceção".
Realmente pensava-se que com o nascimento do Código de Defesa do Consumidor estaríamos mais amparados. Mas contra a "safardalha" não há amparo.
Burocracias, coisas que emperram o deslanchar dos contratos, impeditivos de indenizações... são armas utilizadas o tempo todo por este tipo de serviço (planos de saúde, telefonia e tantos outros).
É uma pena, pois no final quem acaba consumido é na verdade o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...