quinta-feira, 25 de abril de 2019

Afinal Vender é Arte?


Bato na tecla de que vender é uma arte.
A gente precisa saber o que dizer, como se comportar, como reagir e os melhores momentos para falar e calar durante a negociação.
Sobretudo vender pede bom caráter. 
Honestidade, seriedade, sinceridade... são todos quesitos fundamentais de uma boa venda.
O resto é embromação, enganação e golpe.
Não é à toa que faço uma amálgama entre a profissão e a vida pessoal de um vendedor.
O indivíduo que se proponha a vender precisa estar sempre muito motivado.  Despertar pela manhã com espírito preparado para esforços contínuos e muitas vezes, de baixo resultado imediato.
São “n” contatos e visitas, ligações e mensagens, para depois suscitar o início de uma venda.
Por isso a questão emocional fica tão importante.
Eu costumo dizer que o vendedor tem que ter fortes motivos para levantar da cama todas as manhãs e deve afixa-los no umbral de seu quarto de dormir.
Pra mim, não há motivação maior que a foto de minha família.
É olhando para a imagem de minha mulher e filhos, todos os dias em várias horas do dia, que eu realmente arrumo forças de onde não existem.
Escolher um bom motivo para ir à luta faz muita diferença ante a possibilidade de desanimar, desistir ou deixar de se dedicar com entusiasmo.
Mas isso não basta.  O bom profissional de vendas deve também vislumbrar um objetivo definitivo de vida.  Um local onde quer estar, uma forma de como quer estar, quando tudo se aquietar em sua vida.
Só pra ilustrar, desde muito tempo escolhi uma pequena casa, nas montanhas, onde eu possa estar aos 80 anos de idade, sentado diante de um vale, provando um bom vinho e lendo um bom livro COM A CABEÇA LIVRE de qualquer culpa.
Quero pensar que para chegar naquele instante, cumpri todas as missões de minha vida.  Executei cada projeto com dignidade. Nunca precisei trair, enganar, ou passar a rasteira em qualquer pessoa.
Pronto, com bons motivos para despertar pelas manhãs e com um objetivo definido... é só correr atrás.
Claro que ao oferecer um produto ou serviço a pessoa precisa exalar confiabilidade.  Suas palavras precisam ser credíveis.  E o portfólio a oferecer, seja da “mercadoria”, seja de quem a garante, devem ser impecáveis.
Mas a própria embalagem do profissional também conta.
Aqui vai a dica do básico.  Barba feita, ou maquiagem se mulher.  Vestir-se bem (não chique) e com elegância.  Portar-se com dignidade (cuidado com os gestos de coitadinho, não pegam bem), mas sem imponência.  E sobretudo, comunicar-se com correção, sem exageros que podem agredir ou mesmo permitir deslizes imperdoáveis de quem finge dominar a língua, sem consegui-lo de fato.
Quando possível, utilizar o produto ou serviço para conhece-lo.  Saber suas qualidades e falhas.  Ver que realmente são úteis ou bons.  Quando acreditamos, defendemos com vigor e paixão apropriados a quem quer convencer.
O resto, só o tempo, a perseverança e a dinâmica do dia a dia ensinarão.
E por fim, muitas vezes, a gente vende diretamente ou cria mecanismos, equipes e outros instrumentos para venderem por nós.
Foi assim que somo, em meu currículo, mais de 500 franquias vendidas em diversas marcas nas quais pus as mãos e reúno na carteira de clientes, mais de 70 mil entre segurados, consorciados e financiados.
Adoro vender.  Faço isso desde sempre.  Como aliás, você também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...