sábado, 23 de janeiro de 2016

RUMO AS ESTRELAS - Antares, Centauros, Halley, Orion e tantas mais.

No início da noite desta sexta-feira de janeiro, meu tio materno Moacyr Antunes, construtor em São José do Rio Preto, viajou para a espiritualidade.
Tive a sorte de no dia 1º de janeiro último, para a recepção ao ano de 2016, almoçar com ele, minha tia e meus familiares (meus pais, meu irmão,  cunhada, sobrinha e minha mulher e filhos, além de meu outro tio, Juracy).
Quis detalhar este almoço, pois foi um encontro íntimo, sem muito barulho e regado a muita conversa boa.  Uma real despedida sem que a soubéssemos.
Filho de Antonio Antunes e Lídia Peloso Antunes, seguiu o pai como construtor, na carreira que abraçou e exerceu de forma exemplar na cidade, brindando-a com obras inesquecíveis e inigualáveis.
Sua grife de edifícios de alto padrão e casas de luxo, representam bom gosto, vanguarda e qualidade que ficarão eternizadas, lembrando sua participação no progresso de Rio Preto.
Se não estou enganado, ele foi nascido em Palestina, aqui pertinho.  Mas escolheu nossa cidade para construir sua família e edificar, literalmente, sua história.
Eu precisaria de ajuda se quisesse quantificar as construções que receberam sua assinatura, mas os edifícios que ganharam nomes de estrelas, com certeza, são a coroação de seu trabalho.
Do Antares, na Avenida Alberto Andaló até o Orion, atrás do Wall Mart, um sinal inequívoco de seu toque pessoal, marca um a um.
Nas reminiscências de minha vida, estão cenas da minha infância brincando nos montes de areia da Casa do Construtor, na Boa Vista, empresa que por muitos anos foi marco no comércio regional de materiais para construção, que reuniam ainda a Elétrica Nonaka, a Tamoan Pisos e Azulejos, dentre outros negócios que sequer tenho conhecimento.
Criações de destaque como o Augustus Hotel e o Cemitério Jardim da Paz, já demonstravam, nas épocas em que foram concebidos por ele, seu espírito avançado e visionário.
Lembro-me quando, por volta de 1986, seu sonho era trazer para nossa cidade o primeiro shopping com um hotel de luxo anexo.  Neste instante eu trabalhava com ele em sua empresa MA Construção Civil no arrojado prédio da Alberto Andaló, onde recentemente se estabelecia o Consórcio do Grupo Tarraf.
Desde a maquete até as plantas deste grande projeto, a palavra para a definição era: “espetacular”.
Infelizmente, forças contrárias jogaram pesadamente contra, atrasando não só a vinda de uma obra de tal envergadura, como permitindo que  mais tarde, outro modelo de shopping, que acabou vingando por outras mãos, chegasse timidamente, soterrando nele a vontade de prosseguir neste intento.  Afinal, dois a cidade de então não comportaria.
Felizmente o mesmo vigor que caracterizou suas últimas horas de vida, jamais permitiu que parasse de criar e trabalhar.  Com isso, seu legado só fez aumentar em quantidade e qualidade desde então.
Espero sinceramente que sua passagem se dê de forma tranquila, serena e que possa, com grande alegria, reunir-se a seus amigos idos, para edificar, quem sabe onde, moradas de galante conforto a esperar pelos seus que um dia hão de ir.

Que descanse em paz.

Um comentário:

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...