quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"Morra Odoricoooooo"

Acredito que muitos se lembram da célebre obra de Dias Gomes, intitulada "O Bem Amado", na qual uma cidade do interior da Bahia, apresentava um prefeito corrupto, dentro de um cenário pra lá de trágico, não fosse divertido.
Odorico Paraguaçu, interpretado pelo inesquecível Paulo Gracindo, era o prefeito da pequena cidade.
Me lembro que seus discursos eram inflamados e apesar do seu vocabulário próprio, o político fazia "tremer" os ouvintes, salvo os jornalistas, que lá eram comprometidos com a verdade e a seriedade no exercício da sua função.
Aqui nesta postagem, acrescento uma gravação extraída do Youtube e que mostra um pequeno trecho de seu discurso.
Ao final de cada comício, um bêbado, sempre presente junto ao público, gritava uma frase de agressivo protesto: "Morra Odorico".  Não raramente, acrescentava ao final um xingamento qualquer.
Diante disso o prefeito organizava, junto a seu fiel secretário, Dirceu Borboleta, papel do ator Emiliano Queiroz, um esquema para comprar o silêncio ou apoio do desaforado.
Odorico tinha amantes, se locupletava da coisa pública e bajulava poderosos.  Tudo aquilo que maus políticos praticam no dia a dia, nas grandes e pequenas cidades de nosso país.
Hilária e fictícia, a obra tinha sim um caráter crítico muito bom e ainda a podemos dizer atual, guardadas as devidas proporções.
Prefeitos e mesmo outros políticos em cargos executivos, ainda lutam por inaugurações e obras questionáveis, enfrentando o cerco, senão de uma imprensa bem articulada, de alguns oposicionistas de plantão.  Trabalham bem sua eloquência, não mais em palanques, mas em discursos ditados por marqueteiros e conselheiros nas redes sociais ou programas de TV.  Moralmente falando, muitos reprovam neste quesito perante a avaliação pública.
Mas claro... há exceções.  Eu sou um eterno otimista, mas mais que isto, observo e me interesso muito pela ação política de algumas figuras.  Isso me faz vigilante e me gabarita a afirmar que políticos honestos, trabalhadores e sensíveis aos anseios populares, não são tão raros como querem nos fazer acreditar.
Numa analogia concreta, atualmente temos assistido o esbravejar de parte das massas, tanto no Facebook, quanto nas ruas, exigindo o fim de um governo que se mostrou diferente em tudo e de maneira alguma se enquadra no perfil do personagem de Dias Gomes.  Parte da própria imprensa, também não economiza seu protesto quase parcial.
Seria quase um "morra Dilma", que mais do que precoce, tem nuances de irresponsabilidade.
Se a vontade é de que haja punições a criminosos e fim de roubalheiras, quem  nos garante que com sua saída do governo, as investigações, tão dinamicamente conduzidas, permanecerão na mesma toada?  Com os mesmos vigor e isenção?
Isto me preocupa, sobretudo comparando com a novela da década de 70, em que o mendigo embriagado dos comícios de Odorico, protestava mais pela folia de o fazer e pela chance de chamar a atenção do que pela consciência.  E justamente isso, tenho visto em parte dos clamores anti governo.
Enquanto as investigações correm, enquanto delações premiadas abundam, enquanto tantos criminosos de vários partidos e épocas se acumulam no processo denominado "LAVAJATO", não há que se tirar conclusões.
Esta manhã, passando por uma avenida em minha cidade, no interior paulista, vi um senhor, que não pela primeira vez, jazia num cruzamento carregando uma bandeira do Brasil e exibindo uma faixa que, em outras palavras, pedia pelo impeachment.  Foi este quadro que me fez lembrar da velha e saudosa Sucupira.




Um comentário:

  1. Muito bom Carlos Alexandre. Aliás sempre gosto do seu jeito de escrever e interpretar fatos e verdades. A comparação encaixa. E mais que isso sua preocupação em relação as investigações da lava jato são reais. E lhe asseguro pra direita brasileira bem representada no candidato derrotado nas eleições com toda gama de coligação e ainda a maior parte do PMDB, as apurações da lava jato foi longe demais. Não era pra chegar neles, era pra ficar só no PT... E então eles querem sim acabar com apurações.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...