segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Final de Férias

Londres - Capital Britânica

Está terminando hoje um dos momentos mais maravilhosos e radiantes de meus dias sobre a Terra.
Depois de um longo e rigoroso inverno, decidi tirar, com toda a família, alguns dias de férias na Europa.
Queria trazer meus filhos para alguns lugares que eu já havia conhecido e que achava importante que eles reservassem na memória, além de conhecer, eu mesmo, alguns outros que ainda não tinha visitado.
As tradicionais cabines
telefonicas de Londres
Assim, planejamos tudo com muito cuidado e carinho.  Há mais de um ano, vínhamos pagando as passagens para os cinco integrantes deste numeroso grupo. É uma forma de fazer "doer" menos no bolso.
Contamos com a ajuda prestimosa de um amigo, Michael da agência CVC do Carrefour em Rio Preto.  Gentil e atencioso, nos deu "toques" super importantes.
Minha mulher irá escrever, mais tarde, os detalhes da viagem para poder deixar dicas a outras pessoas.  
Arco do Triunfo - Paris
Devo confessar que fiquei tenso a princípio, por viajar com as crianças para terras tão distantes, mas ao descobrirmos os blogs de viajantes, tudo ficou mais fácil.  
De início, planejávamos ir a Madri, na Espanha, de onde partiríamos para o resto da jornada.  
Depois, mudamos para Londres, pois fazia mais sentido descer de trem para a França e Itália.
Museu do Louvre - Paris - Obrigatório
Também desistimos da Grécia, que ficará para uma outra oportunidade.
A ideia era passar dois dias em cada cidade.
Assim, no dia 25 de novembro último, partimos para a capital britânica.
Conhecemos lugares extraordinários e claro, ficou evidente a influência britânica na atual civilização americana.
De nosso ponto de partida, o hotel ao lado da estação King's Cross, fizemos um giro por toda a cidade conhecendo as construções principais e emblemáticas, o centro financeiro da cidade, com exceção do palácio da rainha o "buckingham".  Pode?  É como ir a Roma e não ver o Papa.
Foto da Capela Sistina
Confesso que fiquei maravilhado com o que vi e com a forma cordial com a qual fomos tratados pelos ingleses em geral.  
A organização e limpeza londrinas também foram ponto alto, inclusive nos metrôs da cidade que, claro, experimentamos sem dó. Taxi só do aeroporto ao hotel.
Também fizemos o que os viajantes em geral deveriam fazer sempre.  Visitar um supermercado, avaliar o que comem, quanto pagam pela carne etc.  
Coliseu em Roma - Primeira Noite
Além de instrutivo, uma forma de economizar no frigobar dos quartos de hotel.
Quantos muçulmanos e indianos encontramos pelas ruas, trabalhando ou andando de um lado para o outro.  Todos trajados ao seu modo típico, deixando claro que a mistura das culturas é uma realidade sem volta.
De trem, a partir da estação San Pancras, atravessamos para a França, numa frustrante viagem sem paisagens.
A travessia foi rápida, nos levando até Gare de Nord em Paris, cujo hotel era próximo.  
Inclusive, vale ressaltar, mesmo sabendo que Caroline vai escrever depois, que a região de Pigalle, em Paris não é tão "bonitinha" assim.
A capital francesa, no entanto é super bem servida de metrôs e foi por meio destes que fizemos de tudo, desde visitar nossa prima luso/francesa que lá mora com a família, até conhecer os principais pontos turísticos (Torre Eiffel, Palácio de Versalles, Museu do Louvre, Categral de Notre Dame, Arco do Triunfo e a belíssima Champs Elysses).
Eu e Caroline que fez
anivesário durante a viagem -
Veneza 6 graus às 16h local
Até de ônibus, pela madrugada, andei com meus três filhos e mulher pela cidade sem qualquer problema ou medo, já que semanas antes a cidade fora agredida em uma ação terrorista.
Claro, estávamos apreensivos, mas a ajuda sempre cordial de uma mega população de argelinos quebra um pouco o gelo.  
Estão por toda a parte em Paris e sempre muito sorridentes.  Muitos deles, inclusive, arriscam um "português" que acaba prejudicado pelo sotaque francês.
Piazza Duomo - Florença/Firenze
Também esbarramos em muitas mulheres muçulmanas com seus véus coloridos pelo centro de Paris. Quase sempre, em situação desfavorável, muitas vezes pedindo ajuda financeira.
De Paris fomos a Roma.  Senti que meus filhos adoraram ver o Coliseu, o Foro Romano, o Palatino, o Vaticano (e o museu do Vaticano), mas principalmente o centro histórico com a Fontana de Trevi, o Panteão, a Piazza Navona e outros cantos lindos que a capital italiana oferece.
Mas sem dúvidas, foi da gastronomia italiana que mais apreciaram.
Rua Florentina com suas lojas
Florença, ou Firenze para os italianos, foi para todos nós, uma radiante surpresa.  
Que cidade bela e agradável com suas lojas e monumentos, naquilo que poderíamos chamar de "museu a céu aberto".  
Meu trio de bambini em passeio
de Gôndolas
Com clima mais gelado que do resto da viagem, foi um bom hotel que nos ajudou a nos sentirmos  em casa.
E claro, nem esse gelo nos afastou dos coloridos e moldados "gelatos" italianos que, esculpidos nas vitrinas, nos convidava à perdição todas as noites após o jantar.
Mas foram os momentos finais na belíssima e exótica Veneza que tudo começou a doer um pouco no fundinho do meu coração.  
Ruela de Veneza 
A saudade de casa e dos próximos lá deixados, se misturou com a ideia do final da viagem, das férias e sobretudo da convivência espremida de nós cinco.  Convivência esta, que devia ser obrigatória para todas as famílias.
Sentimental e emotivo, acordei esta manhã (com três horas de diferença com relação ao Brasil) e fui olhar meus rebentos dormindo, pensando no quanto tempo mais me resta junto a eles, no seu dia a dia, antes que partam felizes para suas jornadas individuais pelo mundo imenso e infinitamente mais atrativo que o "colo de pai".
Não foi fácil encarar esta realidade... 
Mas volto renovado, fortalecido e feliz.  Férias são bençãos a que todos os trabalhadores do mundo precisam ter direito e ponto final.

2 comentários:

  1. Sempre que viajava de férias e, não a negócios eu levava meus filhos. É importante para a formação cultural. E quando você falou de supermercado é o local onde as crianças mais aprendem o idioma, pois associam a tradução pelas marcas conhecidas. Agora como dica, numa próxima viagem, não deixe de visitar a Alemanha, Suíça e, outra cultura e, a organização nos surpreende. Boa viagem de retorno

    ResponderExcluir
  2. A mensagem que nos deixa Carlos é de evidente acréscimo cultural. Obrigado por compartilhar conosco sua impressão. Com certeza todos voltam com uma visão de mundo mais profunda. Nossa sorte? Poder contar com a vossa amizade para usufruirmos das histórias vivenciadas. Ótimo retorno.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...