domingo, 14 de outubro de 2012

A morte de Fidel Castro - La muerte de Fidel Castro


No último sábado, dia 13, uma onda de boatos sobre a morte do líder cubano Fidel Castro, movimentou alguns perfis do Facebook e outras redes sociais.

Um jornalista teria dado a notícia que o filho de Fidel tratou de desmentir correndo.  No entanto, não tardou para a imprensa do México e da Argentina garantirem que é fato e que o mesmo será oficializado até a próxima terça-feira.

El Comandante Fidel Castro é uma das figuras mais extraordinárias da história recente.  Sua luta pela libertação de Cuba do julgo de Fulgêncio Batista em janeiro de 1959, libertou a ilha também da influência dos Estados Unidos que a utilizavam como Motel e centro de diversão para grandes empresários americanos.

Cuba era, em tudo, dependente do Tio Sam e por isso apresentava uma gigantesca desigualdade social com a grande maioria da população vivendo na mais absoluta miséria, sem qualquer educação.

Com a revolução, Fidel pôs fim à corrupção e implantou no país um governo socialista sob a sua régia liderança.

A revolução não foi fácil, mas surpreendente.  Fidel organizou um grupo de guerrilheiros enquanto estava exilado no México.  Com cerca de 80 combatentes, instalou-se em 1957 nas florestas da Sierra Maestra.

Muitos guerrilheiros morreram em combates com as forças do governo, outros tantos foram presos.  Mesmo assim, Fidel que contava com a ajuda de Ernesto Che Guevara, não deixou o grupo desistir.  Os guerrilheiros usavam o rádio para transmitir e divulgar as idéias revolucionários e com isso passaram a contar com o fundamental apoio de toda a população cubana.

Diante de um salário extremamente baixo, desemprego alto, falta de terras, analfabetismo e doenças em demasia, a população aderiu e um número imenso de camponeses e operários entrou firmemente para a guerrilha.

Aos poucos foram tomando as cidades e dizimando o exército de Batista que acabou fugindo de Cuba.

Numa política corajosa, Fidel nacionalizou bancos, empresas, fez a reforma agrária com a expropriação dos grandes latifúndios, reformou o sistema de educação e saúde.

Com isso, passou a contar com o apoio da União Soviética e portanto a perder qualquer apoio ou simpatia dos Estados Unidos, que desde então promoveu a maior contra propaganda já vista durante e depois da Guerra Fria.

O embargo econômico promovido pelos Estados Unidos é tão forte, que se um navio aportar em Cuba, não poderá aportar nos Estados Unidos.  A ilha passou a contar apenas com recursos próprios, principalmente com o final da União Soviética em 1989.

Mesmo assim, Cuba zerou o índice de analfabetismo e apresentou para o mundo uma medicina referencial.

Pela austeridade da política adotada e pelo combate violento aos opositores do regime castrista, há uma imensa crítica por parte da maioria dos países que acusam Fidel de ditador e não aceitam o sistema eleitoral de Cuba que tem confirmado o presidente no Poder até 2007 quando extremamente doente, o comandante foi substituído por seu irmão Raul Castro.

Fala-se de Cubanos que abandonam a Ilha por conta de perseguição política, pois o Governo Norte-americano adora divulgar quantos deles tentam entrar no seu território recebendo-os como heróis enquanto prendem, perseguem e matam outros estrangeiros que tentam o mesmo.  Um número muito maior (proporcional) de Mexicanos tenta atravessar a fronteira diariamente e não se fala nada sobre o regime mexicano.

Há um pavor por parte das gerações que cresceram durante a contra propaganda americana, quanto ao nome do grande líder, mas ninguém sequer sabe dizer o motivo.

Um comentário:

  1. Passarei a ver Cuba e principalmente Fidel com outros olhos após este artigo...

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...