domingo, 28 de outubro de 2012

Meu pequeno pedaço de mundo

Não é a primeira vez que vou abordar este assunto aqui no blog.
Moro em um condomínio de chácaras há mais de 8 anos.
Neste espaço de tempo, gente chegou e se foi.
Como em qualquer outro condomínio ou mesmo bairro, não se pode precisar que tipo de pessoa construirá ou habitará a casa ao lado.
Mas no Monte Carlo, situado entre os municípios de Guapiaçu e São José do Rio Preto, algumas coisas são predefinidas em um estatuto.
Faze-lo vigorar é que são outros quinhentos.
Enquanto a direção passada estava no controle, era possível acionar o Poder Público ou mesmo gerar certo desconforto aos moradores que achassem por bem derrubar uma árvore sem a menor necessidade.
Atualmente, após a nova administração tomar posse, não se vêm mais atitudes austeras neste sentido, o que por vezes tem me causado muito aborrecimento.
Cidadãos que estão aqui de passagem, arrancam árvores que estão a décadas servindo de descanso para aves e outros animais.  Frondosas sombras que serviam para refrescar nosso clima, sempre muito seco e quente e sobretudo para nos oferecer a paisagem bucólica que nos atraiu para cá.
Não raramente, após a devastação, estes indivíduos se vão e retornam para seus apartamentos ou residências pavimentadas, deixando-nos por legado sua passagem nefasta e egoísta.
Pior que estes, são aqueles que não morando aqui, fazem uma limpa nos terrenos e os deixam assim. Não sabemos se vão construir no local, morar, implodir, abandonar.  É o cúmulo do descaso, do desrespeito e da falta de compromisso com a natureza.
Se não gostam de tucanos e macacos, se odeiam o verde ou a paisagem natural que encontraram ao chegar, não viessem pra cá e continuassem onde estão bem.
Cercam suas propriedades com muralhas fechadas, amputam pequenos bosques de frutas sem a menor cerimônia, pavimentam as calçadas tirando deste lugar paradisíaco a condição quase que rara de um oásis no desértico clima desta região.
Ainda hoje fiquei sabendo que uma proprietária, que sequer mora no condomínio, pediu permissão para cortar duas árvores da casa vizinha, porque as mesmas estão sujando sua piscina.
Faça-me um grande favor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...