segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Consciência Negra - Uma Luta dos Negros


No próximo dia 20 de novembro, quinta-feira, celebraremos o Dia da Consciência Negra. Esta comemoração será marcada pelo feriado em cerca de 225 municípios brasileiros.
Escolhida como a data da provável execução de Zumbi dos Palmares em 1695, ela se contrapõe ao antigo dia 13 de maio, celebração anterior que homenageava a "generosidade de uma branca", Princesa Isabel, a Redentora.
A data de 20 de novembro, representa a própria luta do Povo Negro, numa conquista sua.
Acredito que a repetição desta maneira de agir faça muita falta perante os afrodescendentes de hoje, sobretudo em nosso país. Mais que feriados, os negros do Brasil precisam se envolver.
Não há um comprometimento dos mesmos perante o resgate da dívida social que nossos antepassados nos legaram e muitas vezes são os brancos que se preocupam mais com isso.
Um exemplo mais claro está na pergunta: Qual a proporção de negros na população e os reflexos desta proporção na formação do Congresso Nacional, nas Câmaras Municipais e outros órgãos representativos?
Acrescento outra pergunta:
Será que se Obama fosse candidato à presidência do Brasil, tería o mesmo recebido todos os votos de nossos negros?
Se a data é da Consciência Negra, além dos brancos, que muito negro também se conscientize dos seus direitos e do seu comprometimento pela causa.
Aqui não fica uma simples crítica, mas do meu jeito, um apoio.

3 comentários:

  1. Lendo seu discurso me perguntei: Nos tempos atuais onde se esconde o racismo?

    Eis a resposta: Não se esconde mais por trás de um vestido de péle, ou de suas culturas regionais, no mundo globalizado o racismo se esconde por trás das diferenças sociais, da situação financeira em que um cidadão venha se encontrar num momento de desequílibrio.

    Vejo como hipocrisia a data da consciência negra, do que devemos realmente nos conscientizar?

    Estou aliado ao seu pensamento, a conscientização é mais ao negro do que ao branco, sobre a consciência do seu papel na sociedade, do que ele pode ofertar, quais mudanças ele pode trazer ... enfim ... precisamos de mais Mandelas, de Zumbis, M.Luther Kings e claro de Obamas. É a soma das atitudes destas personalidades que realmente prova a "consciência negra".

    Eduardo Pedrozo, 18/11/2008.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que o OS HUMANOS DE PELE CLARA se preocupam mais com a questão do racismo do que OS HUMANOS DE PELE ESCURA. O alto indíce de discriminação da nossa sociedade, que perante um cinismo secular, camufla um racismo talvez não tão latente como no século passado, mas sem dúvida ainda vivo nesta sociedade em que a fragmentação das lutas só serve ao capital.
    Os camaradas afrodescendentes encontram ainda maiores dificuldades p/ se organizar e qdo se organizam, pelo menos até onde sei, se organizam em torno de uma luta descolada da luta de classes e isso só é interessante ao capital.
    Resgate que resgate?
    Não foram somente os humanos de pele escura que foram massacrados e sim todo os humanos que "excluídos" dos meios de produção padeceram (e padecem) nas piores e mais sórdidas condições de vida. A grande maioria de humanos sempre foi escrava e até hj é, ou será que alguém consegue viver dignamente c/ um salário mínimo?
    A humanidade tem que se mover e promover um resgate ontológico do ser humano que nunca reamente soube o que é realmente viver, pois nem as classes exploradoras e abastadas desfrutam de fato da grandeza humana que foi ceifada pelo mais cruel e ao mesmo tempo civilizatório, modo de produção: o capitalismo.
    Ainda em tempo...no meu ver esta data não é exclusividade dos humanos de pele negra e sim de todos que, parafreando Che, sentem indignação contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
    A luta é de todos nós, brancos, negros, amarelos...o capital não tem nacionalidade e sua exploração age em todos os continentes sejam eles de maior concentração negra ou branca.
    HUMANOS OPRIMIDOS, UNAM-SE!!!

    Ps.: Sobre o Obama eu vou fingir que nem li essas coisas p/ o bem da nossa amizade.

    ResponderExcluir
  3. De quem é a dívida?
    20 de novembro simboliza a morte de Zumbi, do Quilombo dos Palmares. Zumbi não ensinou somente aos negros, mas ensinou a todos que é possível e necessário resistir.
    A sociedade brasileira, um pais construidos por negros e negras que até hoje trabalham de forma escrava. Indices como as vagas universitária onde 97% são ocupadas por brancos, 2% por negros e 1% de orientais.
    Dados ainda mais alarmentes como os que dizem que a população negra é a que mais trabalha e a que menos ganha. Quantos gerentes de banco negro exisitem? Quantos Juizes? Professores?
    Muito longe de chegar a uma igualdade social, o Brasil não se preocupa com distribuição de renda, ah, o salário-mínimo vai mudar de nome, vai se chamar salário-misero.
    Exigencias como cota em faculdade pública é o mínimo que o povo pode exigir, alías, não deveria exigir, deveria ser um direito natural.
    São 120 anos de uma abolição inacabada, antes eram as senzalas, agora são as favelas.

    Sobre o Obama.... me abstenho.
    Valew - Davi

    "O Brasil não tem que pagar dívida com banqueiros e sim a dívida histórica com a população negra"

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...