segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Finados

Instituído pela Igreja Católica, o dia de Finados é comemorado, na maioria dos países do ocidente, um dia depois do Dia de Todos os Santos.
O Finados é o momento para se pensar em Todas as Almas que, pecadoras ou não, necessitam, segundo a visão da Igreja da Idade Média, das orações dos vivos para ajudar na expiação de seus pecados quando em vida.
Muitas são as crenças e filosofias que oferecem rituais diferentes com relação aos mortos.  Na maioria delas, o respeito e a reverência por aqueles que não estão mais entre nós é sempre um culto especial.
Levar flores como um ato de gratidão para muitos e para outros de remorso, muitas vezes alivia a dor de não poder mais abraçar ou beijar aquele ente querido.  Acender velas, simbolicamente oferecendo a luz para quem caminha em busca de um caminho é outro modo de homenagear nossos falecidos. Por fim, a prece, um instante de lembrança e de apoio, como se fosse um diálogo com aquele espírito.
A visita aos cemitérios dá a sensação de proximidade com aquele que partiu.  E talvez em uma pequena camada de pessoas, uma forma de aliviar a consciência.
O fato é que, católicos ou espíritas, evangélicos ou umbandistas, budistas ou muçulmanos, o ideal mesmo é estar junto em vida.  Honrando, alegrando, convivendo, abraçando e fazendo a diferença na vida de todos os que nos são realmente importantes.
Quanto aos mortos, acreditá-los vivos é uma forma, com certeza, mais sóbria de demonstrar-lhes nosso amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Brasil da Esperança, Rio Preto da Esperança.

É na eleição municipal que a democracia fica mais evidente, pois é nas cidades que os cidadãos de um país podem se manifestar de maneira mai...