sexta-feira, 11 de abril de 2025

Racismo, Caos e Incompetência nos 100 Dias de Governo

Imagem: G1

A gestão Fábio Candido do PL de Bolsonaro, completa cem dias no poder em São José do Rio Preto com um saldo vergonhoso: epidemia de dengue negligenciada, prioridades invertidas e um vice-prefeito racista que escancara a podridão do bolsonarismo na administração pública.

Fábio Marcondes, também do PL, vice-prefeito e ex-secretário, teve que ser exonerado do cargo após cometer ato racista. Um episódio que, sozinho, já deveria ser suficiente para sua expulsão da vida pública.

Mas, em vez de assumir a gravidade do caso, a gestão PL tratou como "mera troca de pasta", como se racismo fosse um deslize qualquer, e não um crime.

Onde está a punição exemplar? Por que o PL não rompeu publicamente com o vice? Quantos casos assim são abafados no bolsonarismo?

Isso revela o que já sabemos: para a extrema direita, racismo é só um "detalhe", nunca um motivo para mudança real.

Enquanto isso, a prefeitura vive um festival de desencontros. Dengue fora de controle com 40 mil casos, 34 mortes, e a única ação foi um centro de hidratação (com apoio do Ministério da Saúde) aberto tarde e fechado cedo.

Saneamento? Só daqui a seis meses. Enquanto o mosquito se reproduz, a prefeitura promete roçar mato em meio ano (como se epidemias respeitassem prazos eleitorais).

FIT o famoso Festival Internacional de Teatro, que faz parte da agenda do município, negligenciado como aliás, a Cultura em si. O prefeito corre atrás de verba para teatro, na tentativa de substituir o SESC que se recusou a participar por conta da falta de programação antecipada da Prefeitura.

Ou seja: zero planejamento.

O PL Não Sabe Governar (e nem quer saber).

Não é incompetência é projeto. O bolsonarismo nunca se importou com gestão pública porque seu objetivo sempre foi desmontar serviços básicos (saúde, saneamento) para justificar privatizações. Governar para as câmeras, não para o povo e claro, proteger seus aliados, mesmo quando cometem crimes como racismo.

Rio Preto está pagando o preço. Enquanto o PL brinca de governar, gente morre de dengue, negros sofrem humilhações e a cidade afunda no descaso.


2 comentários:

  1. Lamentável!! Cem dias e não ter nada de importante ocorreu!!
    Aliás só aconteceram coisas ruins!

    ResponderExcluir
  2. É um projeto cruel, amparado nos contornos fascistas. Triste cidade.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

UFSCar em São José do Rio Preto. Um marco histórico para a educação e o desenvolvimento.

  São José do Rio Preto vive um momento histórico.  A implantação do futuro campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na cidade....