Rumo aos novos tempos, prometidos pela renovação de conceitos a que abraçou a empresa, a San Martin Corretora de Seguros se prepara para uma revolução a marcar seu 4º ano de atuação no franchising brasileiro.
Após duas décadas como corretora convencional de seguros, a San Martin se lançou no mercado de franquias em início de 2014. De lá pra cá, seu crescimento foi incrível e hoje está em mais de 280 municípios brasileiros, com seus quase 300 franqueados.
Sim é verdade que alguns vieram e acabaram não se adaptando ao ramo. Como outros que necessariamente foram distratados pela gestão da marca por prática não permitida. E deste modo, com um crescimento mais assistido e bastante sustentável, a rede chega agora a sua maturidade.
No segundo ano realizou sua primeira convenção nacional de franqueados, na própria cidade sede, São José do Rio Preto, com cerca de 180 presentes. Este ano foi a vez do primeiro congresso nacional em São Paulo, avenida Paulista, que já congregou um número bastante maior de participantes. Foram 268 unidades presentes.
Em 2018 a marca reunirá seus franqueados em um navio, no litoral brasileiro, para três dias de debates e confraternizações onde toda a família dos participantes também está convidada a estar presente.
Mas além desta parte mais ostensiva de participação, vale dizer que não há descanso nos escritórios da franqueadora, num prédio de 5 pavimentos na principal avenida da cidade, onde cerca de 70 colaboradores se dedicam diariamente aos mais diversos formatos de suporte aos franqueados.
Logo no térreo, uma equipe comercial cuida dos produtos financeiros, uma inovação entre os corretores de seguros. Financiamentos, refinanciamentos, microcréditos, empréstimos consignados e consórcios, compõem este portfólio. Apesar de vida própria, o Banneg, marca detentora destes produtos e que é do mesmo grupo da San Martin, disponibiliza aos franqueados da marca irmã, essa grande gama de soluções para comercializarem junto aos mais de 120 produtos no ramo de seguros que já praticam.
Ainda no térreo, funciona o Departamento de Apoio de Vendas, composto por técnicos que calculam, aplicam descontos, vasculham o melhor modelo para a necessidade dos clientes e controlam a produção de seguros de toda a rede. O departamento ajuda a assistir as renovações de apólices a vencer e ficam de olho no crescimento da carteira.
Salas de reuniões, cozinha e convivência, preenchem o resto do espaço.
Já no primeiro andar estão os departamentos ligados ao Administrativo da empresa. O Jurídico, cuja atuação não se limita às questões internas, mas oferece também auxilio e orientações a franqueados e segurados que o necessitem. O Departamento Financeiro que cuida da gestão financeira da franqueadora é vizinho do Departamento de Operações que lança, cobra, acompanha e repassa as comissões de toda a rede e acompanha inda a emissão de boletos dos contratos de seguros, garantindo-lhes também o recebimento. Por fim, compõe o primeiro andar a Diretoria Administrativa que também gerencia e fiscaliza as atuações dos demais setores negociais.
No segundo andar estão a expansão, responsável pela capilaridade da empresa e a Inteligência que congrega Marketing, TI, o SAF e a Academia Corporativa.
Inovador e bastante preparado, o grupo de marketing da empresa está colocando a empresa bem a frente de seu tempo. Na utilização do marketing digital, no aprimoramento do próprio conceito da marca e na reforma de toda a identificação visual, prepara infográficos e ferramentas de auxilio imediato e eficiente na conquista de mais Mercado para o desfrute e aplicação dos franqueados.
O TI gerencia a segurança da rede, e-mails, mecanismos de comunicação interna e externa e ainda os sistemas terceirizados. O de gestão de carteira, a que todo franqueado tem acesso para visualizar sua produção e a situação de seus clientes, o recebimento de comissões etc. e os sistemas de apoio técnico.
A academia, chamada de UNISAN, oferece cursos variados EAD de produtos, técnicas comerciais, orientações variadas, tutoriais e um arquivo de áudios conferências, entrevistas e palestras de diversos especialistas nas áreas e produtos comercializados pela marca.
Bem junto da UNISAN está o SAF, responsável por socorrer os franqueados em casos de dúvidas específicas quando dispostos à frente de seus clientes, na rua, em ambiente que não lhes proporcione a consulta à UNISAN ou área restrita dos franqueados no site.
No mesmo andar também podem ser encontrados os dois sócios da empresa, cujas salas são acessíveis a qualquer colaborador ou visitante do prédio.
É no terceiro andar, no entanto, que o "bicho pega". Lá está o Departamento Técnico que cuida das efetivações, acompanhamento de apólices, atendimento de sinistros e implantação dos seguros recém produzidos. Com certeza, o mais importante dos andares.
Também no terceiro andar funciona o estúdio de gravações onde são produzidos vídeos e estão os equipamentos de informática, segurança e TI.
O último andar, com capacidade de 40 pessoas confortavelmente sentadas é composto por um auditório no qual se ministram os treinamentos iniciais de novos franqueados, bem como reuniões gerais de colaboradores ou mesmo de atendimento a franqueados visitantes.
Mas a empresa não se limita a estrutura física.
Mais de 30 das mais sólidas companhias de seguros do Brasil são fornecedoras dos nossos produtos e sua parceria é umbilical. Bancos e financeiras também empresam seu prestígio para a consecução de vendas dos produtos financeiros.
Vídeos, imagens, material gráfico, uniformes e outros instrumentos reforçam este apoio e suporte.
Mas e o lado de lá? Como operam os franqueados da rede San Martin?
Trabalhar com vendas não é pra qualquer um. Isso é deixado bem claro já no primeiro dia de treinamento presencial. Inclusive, os franqueados são levados à rua em dos momentos deste treinamento para testarem seu "corpo a corpo" com pessoas estranhas.
Quase sempre o resultado é muito bem avaliado por eles que vêem quebrado o paradigma de timidez ou de má receptividade das pessoas em geral, que trazem de casa.
Mas isto não basta. É preciso se familiarizar com termos específicos do ramo, conhecer o básico do Mercado de Seguros, ser apresentado às ferramentas e sistemas de apoio e por fim planejar-se para uma atuação concreta e diferenciada, já que o Mercado de Seguros é um ambiente enormemente competitivo.
Tudo isso faz parte desse encontro de 5 dias úteis (uma semana inteira) na sede da empresa logo que a unidade franqueada é adquirida.
O resto da transferência de know-how se dará permanentemente via UNISAN e mesmo nas constantes áudios, reuniões e encontros regionais.
E por falar em encontros regionais, este é outro diferencial da marca.
A San Martin opera com Máster-Franqueados. O franqueado máster é um franqueado habitual que investiu um pouco mais e portanto tem por baixo de seu "cobertor" várias unidades de uma determinada região a assistir. A elas deverá apoiar, ajudar e orientar, acompanhando-lhes o desempenho, em contrapartida de uma remuneração da franqueadora. Cabe também ao máster o aumento da capilaridade daquela região na qual está inserido.
Num país de grandes proporções territoriais como o Brasil, poder contar com este escritório de apoio regional faz destacar o nível de preocupação da San Martin na gestão do todo.
Os franqueados, aos poucos, vão entrando no clima. Entre negócios conquistados e frustrados, vão vendo crescer as possibilidades de ganho. Assim, enquanto uns desanimam a ponto de desistir, boa parte progride. Saem da condição "home" operando da própria casa, para escritórios e lojas de rua. Adquirem uma segunda unidade e ainda almejam subir no conceito entre seus pares.
É o que será proporcionado a partir de janeiro com a inauguração do grupo denominado "premium". São franqueados especiais que, atingindo um determinado número de pontos, acessam a condição de deterem mais privilégios junto a marca, que irão de descontos nos royalties, até autoridade para finalizarem seus contratos com senhas especiais. Os franqueados premium contarão ainda com atendimento por canal exclusivo e mais ágil de suas necessidades.
São incontáveis os diferenciais que foram agregados ao negócio desde seu início em fevereiro de 2014 (ano de lançamento da marca no franchising) para os dias atuais.
E não param aqui as novidades. Contratado e criado há mais de um ano, estão sendo finalizados os testes de um aplicativo inteligente que permite a agilidade no atendimento ao cliente, a visualização dele próprio de seus contratos e ainda a possível indicação de seus amigos para a rede, aumentando a capitação de segurados para o franqueado.
Por tudo isso, investir na San Martin é uma "grande tacada" e nos próximos meses, poderá trazer aos seus ingressantes a possibilidade de um ano muito diferente nas suas vidas profissionais.
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