Ludwig Van Beethoven |
Esta era a decoração da sala, no sobrado onde eu morava aos sete anos de idade. Período em que despertava, todas as manhãs de sábado, com minha mãe tocando Le lac de come ou uma das obras primas quaisquer de Chopin, ao piano.
Como uma criança assim poderia ser normal no futuro?
Darci Antunes Gomes |
Professora e Aluna no Conservatório de Mirassol - SP |
Mas esse paraíso cultural, raro a alguns de nossa idade, era apenas minha casa. Minha mãe, a esta altura, dirigia uma escola em uma cidade vizinha. O Conservatório Musical de Mirassol, onde se ensinava piano, acordeon, balé, violão, flauta, canto e outros instrumentos.
Araceli Chacon |
Pianista Lydia Alimonda em diplomação de alunos no Conservatório de Mirassol |
Instrumentos esquisitos, eram objeto de decoração, sinalizando a evolução de alguns deles ao longo do tempo. Pianos os mais variados, tinham seus gabinetes onde alunas e alunos estudavam o tempo todo fechados.
Lembro-me nitidamente de algumas professoras da escola. Nomes que minha mãe repetia com carinho maternal. E também de alunas e alunos, até hoje amigos da nossa família, ou damas da sociedade mirassolense, rio-pretense e de outras paragens.
Maestro Joaquim Paulo do Espírito Santo |
Não me lembro exatamente do motivo pelo qual ela deixou tudo aquilo pra trás. Coincidência ou não, foi no ano da morte de meu avô, seu pai, em 1983. O fato é que, se com a cabeça de hoje, eu jamais o permitiria.
Darci Antunes Gomes, minha genial genitora, tem talento para as artes e continuaria a fazer sucesso. Como sei? Até hoje nos deleita quando senta ao piano. E também, para se ter uma ideia, depois da escola, pôs-se a desenhar e costurar, compondo uma confecção com fábrica e mais de quatro lojas, o que incluía três na capital paulista em conhecidos shoppings centers. Mas esta é outra história.
O Conservatório em constante agito na cidade de Mirassol |
Primeiras coleções para Mulheres de Meia Idade |
Não herdei estes talentos. Nem de minha mãe, nem de meu pai. Acho que ficaram todos para meu irmão, que tem ouvido absoluto, desenha e toca super bem e é capaz de escrever como ninguém.
Contudo, estas experiências, influenciaram sim minha capacidade de enxergar o mundo e desenvolver uma sensibilidade acima da média.
Convencimento? Não... apenas gratidão.
Adoro música e sempre estudei. Quanto ao seu talento do seu pai acho que herdou sim pois você é um raro talento na escrita.
ResponderExcluirQue bela homenagem! Recordações que tocam o âmago de todo ser que possui um espírito sensível!
ResponderExcluir