Um dos maiores desafios da
administração moderna é poder identificar as pessoas certas para comporem o
quadro de Homens de confiança da empresa.
Geralmente há pessoas com qualidade
de caráter, mas lhes faltam profissionalismo e eficiência. Outras são ótimas no que fazem, mas sua
índole é horrível. Ou seja, não é raro
existir certa dificuldade de se encontrar alguém que é ótimo profissional e ao
mesmo tempo, uma pessoa de bom caráter.
Avaliar diariamente o comportamento
do segundo escalão era fácil antigamente, quando se tinha um contato mais
direto com o funcionário.
Hoje, com o advento do computador,
tudo é tratado por e-mail.
Colegas se falam num mesmo prédio,
sem levantar de suas mesas e não é pelos ramais telefônicos, onde pelo menos a
voz era sentida.
A relação ficou completamente
desumana e conseguimos despedir uma pessoa sem que essa sequer saiba se estamos
suando frio ao faze-lo, ou gostando da atitude.
Há quem defenda que a comunicação
está presente 80% nos gestos. Imagine
quanto se perde num e-mail onde só há palavras escritas. Sem voz, sem olhar, sem gestos.
Mas o e-mail está em ordem.
Em certas corporações, o bom
funcionário é aquele que responde rápido e a todos os seus e-mails. Ele nem precisa ter opiniões formadas, desde
que apresente respostas prontas e curtas para mostrar a todos e aos chefes que
está lendo e acompanhando as determinações.
Um “yuhuu” já o coloca na frente daqueles que preferem debater melhor o
assunto antes de simplesmente assentir ou concordar com tudo.
Mas qual é o grande diretor (se
verdadeiro profissional) de um negócio que não gosta de ser contrariado? Não é na dialética que se aperfeiçoam as
ações e muitas vezes se afiam as opiniões?
Jack Welch, o CO mais respeitado do
mundo corporativo afirma categoricamente que prefere contratar pessoas
inteligentes, que pensam, que debatem e que, vez ou outra, o fazem mudar de
idéia.
Claro que nem sempre estão certos,
mas o projeto nunca fica como o original, segundo ele e recebem acréscimos pra
lá de interessantes.
É o próprio Welch que rebate o uso do
e-mail pra tudo. “Falta o olho no olho
entre os colegas e para com os clientes.”
Eu enfim concordo plenamente com ele.
Hoje, ninguém mais fala com ninguém ou
telefona.
Em que pese a tecnologia ser
indispensável, se você quiser se destacar como profissional deve estar atento
para entender as ferramentas disponíveis no campo da informática e sobretudo,
evitar ao máximo rebater ou prolongar discussões.
Uma pena, já que as pessoas não são
eletrodomésticos ou aparelhos pré definidos para dizer isso ou aquilo, mas
mentes brilhantes e com potencialidades inimagináveis.
Se o líder souber aproveitar essas
potencialidades, sua equipe jamais será igualada.
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