terça-feira, 24 de julho de 2012

Franchising


Quase dois anos de atuação em uma das maiores franqueadoras no país, aliados há outros dez anos em que estive na ativa em duas outras grandes redes franqueadoras, carrearam-me uma ótima experiência em franchising.



Hoje, ao lado de minha profissão original, estar em uma franqueadora é mais que certo como papel definitivo em minha carreira profissional.



E entender de um dos ramos que mais cresce no Brasil é um privilégio.



Claro que cada rede tem sua especificidade e detalhes que não condizem com outras marcas.  Mas em comum, todas elas trazem alguns pontos indiscutíveis.



Um deles, por exemplo, é bastante importante.  Pressupõe a existência de uma unidade piloto.  Aquela em que os processos são testados e validados pelo êxito das operações.



Existem marcas que, contrariando esta lógica, se lançam no Mercado sem uma base prática, copiando apenas da teoria o que seria a receita do sucesso para recomendá-lo aos seus franqueados.



Mas tive sorte.  Pelo menos nos momentos cruciais, as redes das quais fiz parte, tiveram e têm sua “piloto”, proporcionando a possibilidade de ações e ajustes.



Outro ponto comum entre diversas redes é a formatação de processos e da aparência.  Padronização visual (mobiliário, fachadas, utensílios, embalagens e produtos, material de divulgação etc.) ou no caso da prestação de serviços, do comportamento dos profissionais.



Só é possível franquear um modelo replicável.  Aquilo que se pode copiar ou repetir em série.  Portanto, toda a parte de formatação tem que levar isso em conta.



Por conta dessa padronização, muitas redes exigem de seus franqueados o consumo de todo o material apenas oriundo da “sede” ou de fornecedores homologados.  Outra característica das franquias.



A divulgação e fortalecimento da marca e do nome é também fator de consonância entre os componentes da franchising.  Mas, vale lembrar que, independente da divulgação realizada pela franqueadora, a divulgação individual de cada unidade franqueada reforça qualquer outra ação de destaque coletivo.



E aqui cabe um cuidado, pois ainda mais grave que não divulgar é fazê-lo e não ter como atender a demanda que surge por conta disso.  Não ter estoque suficiente ou gente para atender a chamados.



Enfim, são diversos os pontos que permeiam esse mundo. 



Utilizar esta expertise no dia-a-dia de uma franqueadora valoriza ainda mais a responsabilidade de quem lida com tantos empresários que buscam nada mais que a realização de seus sonhos.



O franqueador é portanto o facilitador desta busca.

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