sexta-feira, 10 de julho de 2009

Algumas Observações


Área Azul...
Afinal de contas, quem paga a Área Azul tem algum direito com relação à segurança do carro? Há muitas pessoas que defendem esta teoria e apresentam até "jurisprudência" sobre o assunto.
Quero alardear um "papo" sobre isso. Gostaria muito que alguém com conhecimento de causa me afirmasse se realmente podemos requerer direitos diante de algum dano sofrido pelo veículo, enquanto o mesmo estava sob a proteção do município.
Eu acho muito justo. E você?

Ouvidoria em Guapiaçu
Quando fui trabalhar na Secretaria de Governo de Rio Preto, na primeira gestão do Prefeito Edinho e como Assessor Especial da Secretaria, um dos meus principais projetos foi a criação de uma Ouvidoria Municipal que não vingou por falta de encontrar apoio junto ao Gabinete.
Juntei a Lei de Criação da Ouvidoria de alguns municípios extremamente avançados. Visitei alguns por conta própria. Preparei um projeto bastante detalhado e nada.
Em janeiro deste ano, por ocasião da posse da nova prefeita de Guapiaçu, enviei também a ela um resumo daqueles papéis.
Ninguém me chamou para conversar. Lamentei acreditando que a idéia parecesse meio absurda.
Contudo, neste mês de julho, fui surpreendido. Acabei de receber a conta de água da Prefeitura de Guapiaçu e lá está, sendo apresentada aos munícipes, a Ouvidoria Municipal, com telefone e contatos.
Fico feliz que a cidade esteja tão avançada a este ponto, pois a maioria dos munícipes centraliza reclamações, idéias e sugestões diretamente aos gabinetes do executivo ou legislativo, sem noção de que estes pouco levam avante seus interesses.
Com a ouvidoria, fica bem mais concreta a avaliação e eventual retorno a questões desse tipo.
Parabéns à prefeita Ivanete. Pena que não nos convidou para a conversa, embora tenha recebido sugestões a respeito. Acredito que teria algo com que contribuir.

Andorinhas

Quem não se lembra do tempo em que Rio Preto era abençoada com uma revoada incrível de milhares e milhares de andorinhas, todas as tardes fazendo seu show nos céus da cidade?
Era lindo de morrer, embora o cheiro que restava do espetáculo também fosse horrível.
Eu me lembro que meu irmão Marcelo escrevera à Folha de São Paulo, quando ainda garoto, tendo o texto mais tarde transformado-se em matéria da Folhinha e depois capítulo de um livro escolar.
Era uma forma de fazer verem que a natureza, apesar de suas consequências nem sempre agradáveis, valia à pena.
Hoje, não temos mais aquela maravilha em nossos céus. E se querem saber, poucos ouvi lamentar tal fato.
A natureza deu lugar às reivindicações de comércio e perdemos talvez o que seria uma de nossas pouquíssimas belezas naturais.

9 de julho

É extremamente empolgante ver que a maioria dos paulistas não conhece a origem do feriado de 9 de julho.
Poucos sabem da briga "herculea" realizada pelos paulistas em nome da Constituição para o país e do quanto isto custou ao Estado, além é claro, das vidas.
Afinal, feriado foi feito pra se aproveitar, não refletir a respeito.

O bom da opinião é que cada um tem a sua

Recebi e-mail de um amigo, que mostra o Deputado Jair Bolsonaro (Rio de Janeiro), que é militar, defendendo o Regime Militar... O cara devia mudar-se para Honduras. Não há como se negar a história escura que este país enfrentou nos sombrios porões da Ditadura Militar... É como querer esconder o Holocausto sofrido pelos Judeus, posição do Presidente Iraniano que gerou tanta polêmica.

Um comentário:

  1. Recebi por email:

    Revista Consultor Jurídico - O Estado de S. Paulo - Dever de Vigilância


    Quam paga zona azul tem direito à segurança do carro. 'Optando o poder público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos'. Assim, a empresa que administra a zona azul de São Carlos foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil ao motorista Irineu Carmargo de Souza de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistenma Zona Azul da cidade de São Carlos, serviço explorado pela empresa. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina.

    A jurisprudência está formada.

    Dino.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Protesto pela Morte de Ambulante Senegalês Expõe Violência Policial e Omissão do Governo de SP

  Imagem: UOL Um protesto em memória de Ngange Mbaye, ambulante senegalês de 34 anos morto por um policial militar no Brás, terminou com cen...