segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

A importância do núcleo familiar.

 


Em todos os momentos em que me sento para pensar em minha vida, inevitavelmente me vem à mente a importância de ter nascido em um núcleo familiar tão bem ajustado quanto o meu.

Sou filho de pai e mãe professores.  Ambos são filhos de pais bem-sucedidos na vida.

Meu avô materno foi um construtor de sucesso em São José do Rio Preto.  Incontáveis casas e até um loteamento inteiro foram edificados por ele.  Além disso, gerou um sucessor que virou grife na Construção Civil local, construindo os mais modernos e luxuosos edifícios da cidade.

Da parte de meu pai, seu avô e pai dominaram a produção de café por essas bandas numa enormidade de terras na região de Nova Granada. 

Meu pai e minha mãe, no entanto, herdaram deles a determinação, a honestidade e outras tantas virtudes, menos o dinheiro. Talvez porque nessa fase seus genitores já se encontrassem em decadência ou tivessem partilhado seus bens.

Mas com o que receberam foram capazes de imprimir uma vida de certo êxito.  Em seu currículo, estão um Conservatório de Música na cidade de Mirassol, uma Corretora de Seguros, uma confecção que brilhou nos anos 80s, tanto aqui quanto em São Paulo onde estava presente em três shoppings.

Ambos, no entanto, se aposentaram como professores, passando em concursos públicos após os 50 anos.  Ela do Estado e ele do Município.

Tiveram três filhos.  Eu, minha irmã falecida logo após o nascimento e meu irmão.

Para nós, os filhos, seu legado foi além do que receberam.  Acima das virtudes morais transmitidas, deixaram-nos ainda parte de seu talento artístico, cultural e muita, mas muita sensibilidade.

Foi nesse ambiente de muito trabalho e luta, mas também música, artesanato, criações e letras, que meu irmão e eu crescemos.  Também foi ali que desenvolvemos o apreço pela família, pelo humanismo e pela vida em si.

Nossa casa, sempre lotada de familiares e amigos, era aconchegante e se alguns desentendimentos houve, vez ou outra, nada mais foram que acaloradas discussões dominicais por política, futebol ou o que o valha.

Com isso crescemos resolvidos, decididos, amparados pelo escudo emocional que, com certeza, tem falhas, ranhuras e alguma fragilidade aqui ou ali.

Nada, no entanto, que represente fissura trágica ou fornecedora de angústias profundas e incuráveis.

Esse tipo de segurança é o que faz com que possamos seguir adiante na busca permanente pela alegria, pelas conquistas pessoais e mesmo pela construção de algo bem parecido para os que se seguem (filhos e netos).

Por isso decidi hoje rascunhar essas linhas de gratidão e respeito aos meus pais Carlos e Darci, por sua presença em nossas vidas, seus esforços na construção de uma história que nos incluía e principalmente pelo afeto e amor desmedidos com que zelaram pelos nossos corações e sentimentos.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Pílulas de romantismo não tem contra indicação

 


Há alguns meses, por ocasião de uma questão particular com minha parceira, decidi-me por fazer um vídeo lhe declarando amor e o postei no TikTok onde sabia que ela poderia visualizá-lo de surpresa.

Eu que jamais tivera a noção de produzir algum tipo de conteúdo interessante para redes sociais, quaisquer que fossem, já havia postado alguma coisinha por ali, no entanto, tendo não muito mais que 500 visualizações quando muito.

Nesse caso, para minha surpresa, esse vídeo simples e sem produção alcançou uma boa quantidade de reproduções, ainda que não até o final. Ou seja, quem o visualizou, foi até um certo ponto e passou adiante.

Nos dias seguintes, fiz outras experiências semelhantes e os resultados oscilaram para mais e menos conforme a intensidade das palavras e a minha sinceridade ao proferi-las.

Cheguei até a variar em temas, mas suavemente, percebendo que os assuntos amor, relacionamento, casamento, divórcio, namoro ou separação, atraiam maior número de pessoas.  Inclusive, com comentários emocionados e muitas vezes demonstrando desesperança e descrença no amor em si.

Romântico, condição que nem mesmo eu sabia carregar antes de conhecer essa mulher, me interessei profundamente pelas dores de amores dessa gente e continuei a realizar publicações do gênero.

Aproveitando para desabafar, fazer confissões e declarações, fui angariando simpatizantes que comentavam, mandavam mensagens particulares e se abriam bastante.

O que se seguiu foi um ganho de seguidores considerável e bastante retribuição das pessoas no retorno de mensagens.  Muitos agradecimentos e afeto real.

Tentei novamente algumas variações, mas percebo que tratar das inúmeras situações que envolvem os casais pode ajudar de fato algumas pessoas.

Por conta disso, vou passar a estudar bastante, aprimorar minha leitura de poesias e sobretudo praticar na minha própria vida, os conceitos, dicas, sensações que possam favorecer, aproximar ou reaproximar gente que se quer, se gosta e se ama.

Meu endereço lá?  Se tiver curiosidade segue, mas não vá esperando muita coisa.

@carlosalexandre5012

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Genocídio

 

Pouco mais de 120 dias desde a eclosão dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, iniciados após ação desastrosa do Hamas, e o número de civis mortos é o maior do século.  Dentre esses, mais de 2 mil crianças inocentes.  Um massacre desproporcional realizado por um país que vem oprimindo a Palestina desde que tomou posse de uma área de terra cedida por ação das Nações Unidas no pós-Segunda Guerra.

O mundo todo sabe, embora disfarce bastante, que Israel tem sido incorreto na sua política de invasões e promoção de um “apartheid” que transformou a Faixa de Gaza num presídio à céu aberto.

O irrestrito apoio estadunidense aos ministros israelenses ao longo do tempo, mais de 70 anos, fez gerar a gana de sionistas que não medem esforços ou sangue para conseguirem seu intento.

O desabafo de Lula, importante líder mundial perante a opinião internacional, em nada contradiz a tradição pacifista do Brasil e sobretudo faz coro a opiniões e anseios de todo o planeta.

Enquanto vira-latas midiáticos no nosso país fazem parecer que o presidente brasileiro cometeu excessos e foi irresponsável, Lula garante o olhar respeitoso e admirado de boa parte dos líderes mundiais, forçados agora a se posicionar em favor de um imediato cessar fogo afim de aplacar um pouco a agonia de um povo massacrado sem piedade.

Não há como ser cristão, humanista, ou qualquer que seja o título que garanta “boa vontade” às pessoas, sem a solidariedade manifesta e declarada em favor do povo palestino.

Por isso é necessário cobrar as instituições e inclusive pessoas próximas, de se posicionarem, não em favor de uma nação belicosa, sanguinária e gananciosa, mas em favor dos mais fracos, sofredores e oprimidos.

Diversos judeus, em toda a Terra, discordam das ações de Netanyahu. O que explica que nossa gente o apoie?

Proletarier aller Länder, vereinigt Euch!

FOTO - BRASIL DE FATO Nilson Dalleldone nilsondalledone@gmail.com   Edição do riso A OTAN caiu numa armadilha... Divirta-se! A Rússia ridicu...