Instituído pela Igreja Católica, o dia de Finados é comemorado, na maioria dos países do ocidente, um dia depois do Dia de Todos os Santos.
O Finados é o momento para se pensar em Todas as Almas que, pecadoras ou não, necessitam, segundo a visão da Igreja da Idade Média, das orações dos vivos para ajudar na expiação de seus pecados quando em vida.
Muitas são as crenças e filosofias que oferecem rituais diferentes com relação aos mortos. Na maioria delas, o respeito e a reverência por aqueles que não estão mais entre nós é sempre um culto especial.
Levar flores como um ato de gratidão para muitos e para outros de remorso, muitas vezes alivia a dor de não poder mais abraçar ou beijar aquele ente querido. Acender velas, simbolicamente oferecendo a luz para quem caminha em busca de um caminho é outro modo de homenagear nossos falecidos. Por fim, a prece, um instante de lembrança e de apoio, como se fosse um diálogo com aquele espírito.
A visita aos cemitérios dá a sensação de proximidade com aquele que partiu. E talvez em uma pequena camada de pessoas, uma forma de aliviar a consciência.
O fato é que, católicos ou espíritas, evangélicos ou umbandistas, budistas ou muçulmanos, o ideal mesmo é estar junto em vida. Honrando, alegrando, convivendo, abraçando e fazendo a diferença na vida de todos os que nos são realmente importantes.
Quanto aos mortos, acreditá-los vivos é uma forma, com certeza, mais sóbria de demonstrar-lhes nosso amor.
"O Fazendo Autocrítica é um espaço para quem acredita que questionar é essencial. Aqui você encontra análises políticas, sociais e econômicas feitas com olhar crítico, livre de amarras e com sede de entender além do óbvio."
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estamos sendo reféns das pesquisas?
Imagem: Gazeta do Povo Nos últimos meses, a percepção sobre o Governo Lula tem se tornado cada vez mais pessimista em parte da opinião púb...
-
TUDO QUE VICIA COMEÇA COM C LUIS FERNANDO VERÍSSIMO "Tudo que vicia começa com C. Por alguma...
-
Em todas as eleições, sobretudo ao conversar com algumas pessoas nas ruas sobre as opções de votos, não é raro ouvirmos frases como: “Co...
-
A saúde pública no Brasil tem sido palco de transformações significativas ao longo dos últimos dois anos, graças ao trabalho e gestão compro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.