segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Eis-me aqui.

 No último sábado, dia 12 de setembro, o PCdoB de São José do Rio Preto realizou sua Convenção Municipal.

Um momento histórico para esse partido que completa em 2022, seu centenário, marcado pela incansável luta por liberdades e a constante defesa dos trabalhadores. Ele foi fundamental na conquista da Democracia brasileira.

Pela primeira vez, aqui na cidade, o partido passa a ser protagonista no processo eleitoral municipal com candidaturas próprias a prefeito, vice e vereadores.
Ampliado para a missão dos próximos anos que cumpre a todos os companheiros do campo democrático, o partido se apresenta em todo o país como Movimento 65.
Recebi de meus camaradas, a honrosa tarefa de ser o candidato a prefeito, tendo ao meu lado a professora Merli Diniz como vice e os camaradas Darok Viana, Marcella Trovão e Dirceu Rizzi, como candidatos a vereadores.
Todos excelentes cidadãos que muito bem representarão seus eleitores para juntos construirmos a Rio Preto diferente que nascerá no pós-pandemia.
Uma honra, portanto, como filho da cidade, buscar o direito de melhorá-la e conduzi-la para um futuro imediato, inclusivo, justo e mais favorável, já agora.
Se me perguntassem qual o momento de minha vida mais complicado para enfrentar esse desafio, eu diria, sem dúvidas, que é o atual.
Divorciado há pouco mais de um ano, vivo com meus filhos a adaptação de uma nova vida e um novo relacionamento.
Estamos todos vivendo sob o “regime” de uma pandemia sem precedentes, que fez tudo ficar estranho, meio desconhecido.
Meus negócios, tendo à frente a marca mais antiga, que completou esse ano seus 25 de existência, seguem enfrentando dificuldades "homéricas" inerentes ao Mercado, complicadas ainda mais pelos reflexos do isolamento, da quarentena e do “efeito cascata” na Economia que afetou a enorme maioria das empresas do Brasil.
E há ainda meus queridos pais, cuja idade e saúde são sempre fonte de minha atenção.
Contudo, fala mais alto a vocação, no sentido mais amplo de sua significância. Chamado a essa tarefa, encaro-a como coroação de uma dedicação de longa data.
Desde muito jovem, milito na política tendo como meus iniciadores, mentores e companheiros, gente como Carlos Feitosa, Waldemar dos Santos, Roberto Vasconcelos, Manoel Antunes, Wilson Romano Calil e outros tantos que ainda hoje estão nas trincheiras de luta, mesmo que em outros partidos, mas sempre me inspirando e orientando. Talvez, com alguns desses, até venha a disputar as urnas no primeiro turno, mas o pensamento comum entre nós, que consiste na defesa das pessoas acima de tudo, há de nos unir no momento certo. Trabalharemos juntos após a vitória. É inevitável.
A nossa, será uma campanha sem muitos recursos, pois contará com a ajuda de amigos, apoiadores e do partido, claro. Mas será grandiosa no sentido das ideias e do formato.
Gritaremos dos telhados, se for o caso, para mostrar aos rio-pretenses que essa cidade tem sua posição no cenário nacional e precisa ocupa-lo. Que precisa também parar de se dizer um dos melhores lugares para se viver e tornar-se de fato, esse lugar. Que precisa corrigir suas desigualdades, afim de que tudo aquilo que há em um determinado setor, deve também existir para os cidadãos das áreas mais periféricas e distantes.
Nosso programa de governo vem sendo desenvolvido com o criterioso cuidado de quem ama Rio Preto e de quem entende de futuro. O Movimento 65 nos forneceu as bases, mas a adaptação para nossa realidade foi imediata, cirúrgica.
Escorado em 4 eixos principais, trata no primeiro da Infância, Adolescência e Juventude, ou seja, da pessoa do seu nascimento aos 29 anos, abordando tudo o que compõe essa etapa de vida. Saúde, educação, cultura, esporte, faculdade, emprego e moradia. O segundo eixo fala do Combate à Pobreza e revela a todos a realidade maquiada de uma cidade dupla em que a beleza das avenidas, dos bairros mais centrais, contrasta com os bolsões de miséria onde habitam mais de 100 mil rio-pretenses que vivem na linha da pobreza. O terceiro eixo fala do Desenvolvimento Sustentável. Do meio ambiente, aos ambientes social e econômico, e por ele, a cidade é preparada para viver a Cidade Inteligente, conceito moderno dos grandes centros urbanos do mundo. E por fim o quarto eixo, que apresenta a Inovação, tornando presentes ao dia a dia do cidadão, os recursos e o entendimento das tecnologias mais avançadas disponíveis.
Vamos cuidar de todo mundo e por isso na campanha, vamos precisar de todo mundo.
E sim, vamos dar muito trabalho. Nossos adversários precisarão fazer sua lição de casa, pois entendemos da realidade local e os debates que faremos serão qualificados e de alto nível, obrigando aos demais uma resposta à altura.
Embora empresário no ramo de franquias e seguros, minha faculdade é Administração Pública que concluí pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Aliando assim militância com formação, reúno condições objetivas e competência, de sobra, para assumir a prefeitura.
Por isso, com todo o panorama pessoal que descrevi, não hesitei em responder a esse chamado.

“Eis-me aqui.”

Um comentário:

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...