terça-feira, 8 de setembro de 2020

Em busca dos lenços perdidos

Enquanto escrevo esse texto, nosso país amarga 127 mil mortos pela COVID19.  Mas aqui mesmo, na rua ao lado, no bairro próximo e por toda a cidade, mais de 18.500 rio-pretenses estão contaminados.

Já são 487 os mortos em nossa cidade por essa terrível pandemia que nos surpreendeu a todos nesse ano de 2020.

Além das inúmeras preocupações e de todos os problemas que vêem nesse pacote horrível, temos que nos deparar com pessoas que simplesmente ignoram, negam ou declaram a inexistência desse mal.

São pessoas que não usam máscara, que não param em casa e que vivem dizendo por aí que é "frescura" ou "exagero" o que fazem aqueles que observam o correto isolamento e as medidas de segurança sugeridas pela OMS e outras autoridades.

O fato é que essa gente não deve ter percebido, mas amigos e familiares de todos nós estão sendo ceifados repentinamente de nossa convivência. Não adianta negar.

Comentários infelizes, pra não dizer ridículos, são feitos à boca pequena e demonstram o nível de falta de informação a que alguns ainda estão submetidos.

Ouvi de um homem que no ano passado, morreram mais pessoas de dengue na cidade do que com a COVID.  De outra mulher, ouvi que a pandemia se trata de uma invenção do comunismo para destruir a Economia mundial. Há ainda quem diga que a mídia está fazendo muito barulho por pouco, só pra derrubar o presidente.

Então vamos lá.  

O primeiro desconhece completamente os números.  Em 2019, quando Rio Preto bateu todos os recordes da dengue na cidade, foram 19 os mortos pela doença causada pelo mosquito.  O coronavirus chegou em Rio Preto em março deste ano. Estamos apenas no início de setembro e somamos já quase 500 mortos.  

A segunda desconhece totalmente Economia. Além do fato de a crise gerada pela pandemia ser mundial e portanto não deixar nenhum país de fora, nem os ditos comunistas, a suposição de que a China teria lançado essa "bomba" para o mundo é descabida de qualquer sentido.  Tendo parceiros consumidores em países como Estados Unidos, Brasil e outros fortes compradores abalados pela crise, seria um tiro no pé dos chineses, caso fossem capazes de engendrar um plano desses.

Com números que se aproximam de 1 milhão de mortos no mundo, pensar como aqueles que acreditam num "esquema" para derrubar o presidente brasileiro é no mínimo declarar-se alienado.

A doença existe.  Mata e mata rápido.  E essa história de abertura, fase amarela, vermelha, laranja, volta às aulas etc. precisa ser muito bem pensada.

Se já estamos com esse número agora, guardando o isolamento, pra quanto não aumentá-lo se voltarmos a frequentar a escola, Pubs ou lugares fechados, todos juntos e sem os devidos cuidados?

Entrar na fase amarela, não significa, como nos lembram as redes sociais, que a doença acabou ou diminuiu.  Apenas há mais leitos.  Mais que leitos, o que desejamos é gente não doente. Sobretudo, viva.

Fico pensando, ao ver gente brava porque queria comprar cerveja a noite ou porque queria fazer uma festinha em casa e não podia, onde fica sua solidariedade com quem enterrou um pai, um filho, um irmão.  Se o indivíduo não tem medo de pegar a doença, também não tem pudores de transmiti-la aos outros?

Enfim, cada cabeça, uma sentença.  

Hoje convivemos com gente que mal pode sepultar seus mortos por conta das regras. Mas sabem que elas são importantes.  Gente que não foi capaz de chorar porque sequer teve tempo, ou surpreendido, não encontrou o lenço.

De minha parte, deixo uma prece e minha solidariedade a todos esses e cobro os governos, em todas as suas esferas, pois se não titubeassem e cuidassem de sua gente e de sua Economia local em tempo, já teríamos superado tudo isso, ou então perdido muito menos pessoas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...