sábado, 15 de setembro de 2018

Croácia


Aeroporto de Split
República da Croácia
Convidados por uma grande parceira de negócios, a Companhia de Seguros Allianz, fomos, eu e minha mulher para a Europa Oriental conhecer a linda Croácia. Um privilégio inesperado nesse ano de 2018.
Pertencente ao que antes era a Iugoslávia, a região tem uma história vasta de conflitos, invasões e sobretudo muita beleza natural e cultural.
Embarcação no porto de Hvar
Tendo a kuna croata por moeda, que hoje vale em torno de 65% do real, o país tem uma economia baseada na indústria têxtil, mas fortalecida pelo turismo e apresenta um índice de desenvolvimento humano de aproximados 0,77.
Sua área total é de pouco mais que 50 mil km² e sua população é cerca de um terço da cidade de São Paulo.  Algo em torno de 4 milhões de habitantes.  Por isso, pode-se brincar que ali todo mundo é praticamente "da mesma família".
O governo é misto.  Assim a presidenta Kolinda Grabar-Kitarovic, que fez sucesso na copa da Rússia  é para eles quase uma figura "decorativa".  E por falar nela, estão todos muito bravos com o que se divulgou nas redes sociais.  Kolinda jamais vendeu o avião da presidência, pois ele nunca existiu.  Carros da frota pública foram vendidos bem antes de ela tomar posse e ela não teve seu salário rebaixado, nem reduziu a aposentadoria de ministros e congressistas.  Ou seja: "propaganda enganosa" de quem quis usar essa sua imagem para dar "lição de moral" nos políticos brasileiros.
Praia de Hvar
No mapa a Croácia está localizada em mares mediterrâneos na faixa denominada de Mar Adriático.
Salvo engano, quando chegamos era final do verão.  Uma quinta-feira, véspera do feriado de 7 de setembro no Brasil no dia em que o avião pousou em Split.  De lá, pegamos um barco para a ilha de Hvar, cuja pronúncia se parece muito com "rrrrruarrr".  Em pouco mais de uma hora e meia depois chegamos nas bordas daquela que  seria, pra mim, uma grata surpresa.
A linda cidade pertence a região conhecida por Dalmácia, cujo nome é uma alusão aos bravos dálmatas, povo que enfrentou os romanos quando de suas incansáveis tentativas de invasão por mais de dois séculos.  Oriundos dos ilirios, raça indu-européia, os dálmatas surpreenderam os invasores por sua coragem, fazendo com que esses batizassem a região em sua homenagem.
Mapa da Croácia
De água cristalina que permite enxergar o fundo do mar sem dificuldades e com clima quente, pelo menos nessa época do ano, a ilha abriga ruas estreitas e com degraus, cujas construções lembram os povos que por ali passaram.  Romanos, gregos, venezianos e austríacos deixaram com o tempo suas marcas.  Nas partes mais afastadas do litoral, no entanto, pequenos prédios ainda lembram o período sob influência do regime comunista.  A Iugoslávia fora aliada da União Soviética até o fim da década de 40, quando então rompeu com Stalin.
Mulheres em seus trajes típicos
Como já afirmei, Hvar é linda e um forte, sobre a montanha,  defendia no passado a ilha das invasões.  Talvez por sua beleza e posição estratégica,  Diocleciano, imperador de Roma, escolheu a Dalmácia como morada, onde permaneceu até sua morte.
Nas noites o clima esquenta ainda mais na ilha com festas e baladas nas pequenas ilhas vizinhas. Isso atrai turistas, sobretudo jovens, de várias partes do mundo.  O cheiro de lavanda se espalha no ar e pelas barracas de artesanato que estão por toda parte.
Nas placas e construções, inscrições em latim (influência romana) se misturam com a língua croata e seus acentos diferentes para nós.
Quase 4 horas de lancha separam Hvar de Dubrovnik. E esse foi o percurso que fizemos: por mar.  O verde impecável do Adriático pede uma parada para mergulho nas densas águas salgadas e frias como as que temos no litoral fluminense.
Entrada da cidade murada
Dubrovnik
Entre uma e outra cidade, diversas ilhas como Korcula onde almoçamos, se esparramam pelo mediterrâneo.  Foi em Korcula que vi, pela primeira vez e em um quintal comum, uma pequena plantação de oliveiras.  Diga-se de passagem, nunca havia experimentado azeite mais saboroso, que ao lado do vinho croata está em todas as mesas, sem exceção.
Seguindo viagem chegamos a falada Dubrovnik, também destacada por servir de cenário para a série Game of Thrones e um dos filmes de Star Wars.  Por ali, os turistas procuram os lugares para imitarem, em fotos, cenas dos filmes.
Consta que há pouco mais de 40 mil habitantes em Dubrovnik.  Mas dá pra afirmar, sem medo de exagerar, que pelo menos 100 mil pessoas passeiam diariamente pelas ruas da cidade murada.
A beleza maior, apesar dos lindos vales, encostas e outros componentes naturais, está nos monumentos históricos ainda presentes e que, de certo modo, resistiram aos terríveis bombardeios sérvios no início dos anos 90 quando começou a luta pela separação da Croácia.
As marcas das bombas, mísseis e outras atrocidades estão também por todo lado e a população ainda se incomoda de discutir o assunto.  Quase todo mundo perdeu alguém querido no conflito sangrento que durou 4 anos e projetou personagens mundo afora como o líder Sérvio Slobodan Milosevic, morto em 2006.
Ruas da cidade murada
Dubrovnik
Vizinha da Bósnia e Montenegro, a cidade de Dubrovnik tem construções modernas, ainda influenciadas pelo período Iugoslavo bem ao lado da medieval cidade murada com suas ruas de pedra, a grande muralha, igrejas, palácios e muitas casas as quais os proprietários alugam por pequenas fortunas para os turistas passarem períodos.
Passear durante o dia é incrível, mas durante a noite é mágico.  A gente realmente se sente dentro de um grande estúdio cenográfico.
Muralhas de Dubrovnik - Croácia
Há diversas coisas para se ver na região, inclusive ilhas a serem visitadas como Lokrum, um paraíso natural que também oferece um antigo monastério onde está o famoso trono de ferro da série da HBO.
O mar é extremamente navegável.  Iates, botes e caiaques dão um colorido especial às encostas.  Já prometi que da próxima vez, venho preparado para entrar no mar cujos peixes nadam tranquilos e visíveis ao lado dos turistas.
Por do Sol - Mar Adriático
Mesmo com essa vasta oferta de lugares para conhecer nos detivemos, até por termos pouco tempo, a ficar por Dubrovnik.
Para finalizar, vale dizer também que o caminho de carro até o aeroporto, pelo alto das encostas de Dubrovnik, oferece uma vista "de outro planeta".
Vai ser difícil esquecer essa visita e mais difícil ainda não querer voltar, com os filhos, da próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...