quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Papai Real





Texto do Prof. Jean Carlos
Gestor de Inteligência da
San Martin Franchising




No imaginário das crianças há espaço para diversos personagens que podem ir desde os invencíveis guerreiros japoneses até o lendário velhinho barbudo da longínqua Lapônia.
Perguntado pelo meu amigão se Papai Noel existe, respondi prontamente, sem medo de magoá-lo: "Certamente, que não!"
Não escondo a decepção que assolou o menino, bastava ver seus olhos quase lacrimejantes e a expressão de espanto.
Qual a razão de expor o assunto de forma tão objetiva? Questões religiosas a parte, sempre encontramos motivos para comemorar datas que, geralmente, são importantes para humanidade.
Procurei, então, como qualquer educador, ensejo para administrar o que considerei uma excelente oportunidade para mais uma aprendizagem.
Comecei por fazê-lo compreender que a figura de Noel é meramente exploratória, ou seja, o verdadeiro objetivo é impulsionar as vendas de final de ano garantindo, dessa maneira, um faturamento maior para os comerciantes.
O garoto ficou intrigado, saiu por alguns instantes e voltou com uma nova dúvida. Dessa vez, queria saber o porque de meias na janela, cartas de pedido e, sobretudo, o esforço em passar de ano - leia-se ir para o ciclo seguinte -.
Tudo invento, lorota de adulto para ludibriar a criança. Diante de tanta frieza o garoto literalmente surtou:
- Então como surgem os brinquedos na noite de Natal?
- Quem trás amigão, respondi, é o Papai Real.
- E quem é ele, perguntou.
Não dá para esquecer seu semblante quando fez esta última pergunta: suas sobrancelhas se aproximaram, os braços se afastaram como quem necessitasse de uma explicação para toda aquela loucura.
Ora campeão! Passei a descrever... Papai Real é aquele que quando você nasceu passou noites a fio ao seu lado, às vezes com um olho fechado e o outro aberto para ficar alerta caso precisa-se de algum cuidado.
Esse homem o conhece mais que qualquer outro, pois o acompanha desde os primeiros passos cambaleantes e os ensaios das primeiras palavras.
Resumindo, não mede consequências para atender, na medida do possível, um desejoso presente de sua parte.
Ah, disse com um sorriso sorrateiro, mas esse é você!
Sim - respondi - e o que você acha disso?
Ele pensou… pensou… e, finalmente, pôde concluir:
Bom, pelo ou menos você não mentiu para mim.
Somos professores e insistimos em propagar aos nossos pupilos a imagem do Papai Noel. Enfeitamos as escolas com bolas e mais bolas, via de regra com cores que não combinam em nada com o clima tropical de nosso país e, absurdamente, colocamos Noel permeando uma bela árvore que, comumente, também, não condiz com a magnífica variedade de espécies que o Brasil oferece.
Sejamos mais originais, os verdadeiros papais são os reais que acompanham as crianças todos os dias deixando-as e buscando-as na escola, labutando para pagar o material didático e, quando podem, a mensalidade de uma instituição particular.
Se quisermos construir cidadãos honestos, conscientes da realidade que os cercam, sem ideias mágicas de entradas triunfantes pela lareira, aproveitemos melhor o natal. Bom, de repente alguém pode retrucar que a "verdadeira história" as crianças vão aprender conforme crescerem.  Sinto informar que aí já é tarde demais, pois, a essa altura, já aprenderam a mentir.


                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...