sábado, 22 de novembro de 2014

Os reis do franchising

Não é raro ver colegas franqueadores, em entrevistas as mais diversas, ostentarem seus lucros, suas conquistas e seu sucesso empresarial.
Já vi isso em rádio, televisão, revistas, jornais e até portais na internet.
Muitas vezes, inclusive, confundindo o leitor, ou ouvinte, no que concerne aos resultados práticos (faturamento) da rede, com o que ele, franqueador, realmente ganhou.
Penso que isso seja para mostrar uma certa saúde de seu negócio a fim de deixar claro aos seus investidores que estão num time vencedor.
Mas não contam com os perigos possíveis?
Atrair a atenção de cobiçadores, criminosos ou mesmo agentes do fisco que podem acabar acreditando qualquer hora destas, não é algo que me excita.
Nesta mesma direção, há aqueles que, além de mostrarem seus carros e outros bens de valor, enumeram uma quantidade imensamente superior de unidades franqueadas vendidas, quando na verdade o total é bem menor.  Seja por não ter vendido tanto, seja por ter perdido algumas ao longo do caminho.
Esta minha indignação não é nenhum sinal de inveja ou mera crítica ao concorrente, pois muitos nem o são.  Escrevo este texto com o simples objetivo de querer enxergar um Mercado real e não ilusório.  Isso é importante para aquele que irá negociar uma franquia das minhas, por exemplo, mas também o é para mim que necessito elaborar boas estratégias de negócio.
Só que alem de atrapalhar estes meus propósitos, este tipo de postura não transmite uma boa notícia aos franqueados, sendo estes aqueles que já investiram e estão trabalhando, tocando seus negócios.
Muitas vezes, lutando com certa dificuldade, estes não conseguem ver um nexo entre a riqueza do franqueador e a sua.  Desmotivante, esta atitude pode passar um recado perverso, qual seja o de quem ganha, numa negociação destas, só é o franqueador.
Como sei que isso não é verdade, pois tenho meus franqueados acompanhados de perto, nas suas duas redes e sei como estão produzindo ou levando suas unidades, luto pelo "franchising" mais ético e portanto mais transparente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...