segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dúvidas no trabalho de casa



Reino Unido
Meu filho acabou de me fazer um questionamento e ao respondê-lo eu pensei que muita gente pode ter esta mesma dúvida.
Está claro que muitas perguntas podem ser respondidas pelo Google e mesmo por outros sites, como Wikipedia além de excelentes enciclopédias.
No entanto, não custa falar por aqui, até porque é um assunto que sempre me intrigou.
Quem sabe, se eu estiver errado, possa ser corrigido por alguém que tenha informações ainda mais precisas?  Eu adoraria.
Vamos lá.
"Pai, qual a diferença entre Reino Unido e Grã Bretanha?"
Pois bem.  O Reino Unido possui a grande ilha da Grã Bretanha onde estão Inglaterra, País de Gales e Escócia, mas também inclui a Irlanda do Norte.  Já a Grã Bretanha é apenas a grande ilha onde estão os três países, ou seja, o Reino Unido com exceção da Irlanda do Norte.
"Mas pai, Canadá e Austrália também não tem a Rainha da Inglaterra como sua soberana?"
Moeda Canadense
Austrália e Canadá pertencem ao grupo denominado Commonwealth, que é uma comunidade de nações composta, em sua maioria, por ex-colônias inglesas.
Particularmente Austrália e Canadá pertencem ao Reinado da Commonwealth, nações que dividem um Chefe de Estado comum, no caso, sua majestade a rainha Elizabeth II da Inglaterra.
Isto não quer dizer que sejam dependentes da Inglaterra, pois possuem seu próprio primeiro-ministro e um governador geral escolhido entre os cidadãos, mas que deve sim ser homologado pela rainha.
Paises do Commonwealth
Além da Austrália e Canadá, outros 51 países fazem parte da comunidade, dentre eles a Jamaica, as Bahamas e a Nova Zelândia.
Não me pergunte, porém, que vantagem "maria leva" nesta história, mas o caso é que isso me deu muita curiosidade agora.  Prometo que vou pesquisar e informo mais depois.
Penso que ele saiu satisfeito da conversa, mas como eu deve também ter muitas interrogações em sua mente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...