sábado, 4 de outubro de 2014

Teoria do Medalhão

No final do século IXX, Machado de Assis nos brinda com o conto: Teoria do Medalhão. 
Num diálogo sincero entre pai e filho, após o jantar comemorativo dos 21 anos do rapaz, o pai o presenteia com uma série de conselhos.
A finalidade deles é tornar o jovem um “medalhão”, ou figura importante e respeitada na sociedade de então.
As linhas dos escritos do autor nos mostram a realidade de muitas famílias e “celebridades” do mundo atual.  E até de certas pessoas, que não o sendo, se confundem como tal.
Dentre regras absolutas para tornar-se medalhão, o filho não deveria se esquecer de ter ideias vazias e se manter neutro perante tudo, principalmente em política, pois que assim, não se colocaria contra ninguém.
Deveria deixar de lado seus gostos, adular os ricos e possuir um vocabulário limitado, para manter um humor simples e direto ao invés da ironia, que nos afasta de certas pessoas à medida que as provoca uma reflexão.
Para o pai, o importante é a fama e a riqueza, coisas impossíveis de se conquistar apenas com o trabalho árduo ou mantendo ligação com representantes dos trabalhadores.
Mas tecer aqui qualquer comentário, ou mesmo resumir o texto, seria desonrar a obra de Machado de Assis que deve ser lida por todos e comparada com certas postagens do facebook, onde centenas de milhares de pessoas tentam, com ideias vazias, pouco conhecimento e tentando se parecerem com os “mais abastados”, criticar ou parecerem distantes dos verdadeiros construtores da sociedade.
Recomendo.  Fez muito bem a mim.  Não fará mal a você.
Abaixo, o link da obra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...