sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Férias em Chile

Finalmente, após um longo e rigoroso inverno, curti o inverno.
La Chascona - a casa do poeta Pablo Neruda em Santiago
Sim, pois em minha cidade não faz frio, com raríssimas exceções.
Por escolha de minha mulher, fomos visitar o vizinho e amigo Chile.  Terra bonita de gente muito amável, que tem uma economia bastante ativa, uma moeda não muito forte e que, acima de tudo, sabe receber bem aos brasileiros.
Brasileiros que, por sinal, não faltam por lá.
Visitamos Santiago, Valparaiso, Vina Del Mar, Con Con e Pucon.
Na Capital encontramos um clima fresco, bastante parecido com Curitiba no frio.  A cidade é agitada, como convém a uma capital.  De qualquer parte que esteja é possível avistar a Cordilheira dos Andes ao longe, emoldurando o cenário que se divide entre prédios de arquitetura tradicional, no centro, e prédios muito modernos, inclusive o maior edifício da América do Sul, conforme sugeriu um taxista.
Zoológico da cidade de Santiago - Nas encostas de um monte
Lá em Santiago, encontramos a casa de Pablo Neruda (la Chascona), onde inclusive foi velado após usa morte nos anos 70.  Bem próximo, sobre um monte, um zoológico bastante bem cuidado, deixa nosso "bosque" com cara de quintal mal cuidado, claro.  Andamos de "bondinho", que lá tem outro nome, para irmos visitar a Santa que abençoa toda a cidade, no alto do mesmo monte.
Também visitamos um lugar especial chamado Pátio Bela Vista com ótimos restaurantes, bares e outros atrativos, dentre os quais se pode assistir a shows de música andina.
Centro de Santiago - Lojas e Comércio movimentadíssimos
Há muitas casas de Câmbio.  O pessoal parece adorar o dólar e o real.  Passei a dar um valor incrível a nossa moeda.
Conversamos muito, visitamos mercados onde peixes, polvos e outros itens são vendidos para consumo dos cidadãos.  Jantamos em casa de novos amigos que fizemos ali e ouvimos gente que gosta e que não gosta de Pinochet, Allende, Bachelet e Dilma.  Aliás, descobrimos que há uma rivalidade muito maior com argentinos do que aquela que existe aqui, pois lá não tem nada a ver com futebol.
Vale Nevado - na Cordilheira dos Andes - Chile
Também andamos muito de ônibus urbano, a pé e de metrô, onde encontrei um ex-revolucionário que me contou coisas incríveis.
O ponto alto foi escorregar (reparem que não coloquei esquiar), nas montanhas geladas da Cordilheira, no alto do Vale Nevado.  Que visão belíssima.  Um verdadeiro sonho de branco e azul.
Amigos preciosos em Vina del Mar - Costa do Pacífico
Mas não ficamos só em Santiago.  Valparaíso é uma cidade bastante agradável.  Fiquei surpreso ao saber que o palácio presidencial (La Moneda) fica em Santiago, mas o Congresso Nacional em Valparaíso.  Lá temos amigos preciosos e passamos um dia especial com estes.
Por do Sol no Mar - Con Con
Visitamos a linda Vina Del Mar na costa do Pacífico onde vimos o sol se por no mar.  Conhecemos as dunas de areia e belezas inesquecíveis bem ao lado, em Con Con.
O Vulcão Villarrica em Pucon - Sul do Chile
De volta a Valparaíso, andamos a noite pela cidade, patrimônio da humanidade.  Comemos alfajor, bolachas feitas na hora e sentimos o delicioso clima de inverno forte, mas não severo.
Por fim, nossa parte bucólica da viagem, a cidade de Pucon, ao sul do Chile.  A visão do vulcão Villarrica na pequena cidadezinha, esta sim, gelada que dói, fica pra sempre na mente da gente.  Toda de madeira, parece um presépio, mui lindo.  Lagos gelados, prais de areia preta e uma deliciosa pousada, de um brasileiro, fecharam nosso passeio com chave de ouro.
Valeu muito e as energias foram recarregadas.
Cidade de Pucon - Sul do Chile
Quero agradecer Caroline por este presente.  Pela feliz escolha do lugar.  Aos amigos que nos receberam.  Ao povo chileno que é maravilhoso.  A Deus enfim, pela oportunidade e saúde.  Aos meus pais que cuidaram dos meus pequenos e a estes que suportaram a saudade (se é que sentiram, né?).
O frio foi pra valer, e a calorosa receptividade lá e aqui ao voltarmos, mantiveram sempre aquecidos os nossos corações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...