terça-feira, 6 de agosto de 2013

Paradoxo

Os avanços tecnológicos são incríveis e encantam a todo instante com suas inovações inesperadas.

Hoje mesmo é possível confrontar informações diretas sobre uma determinada pessoa, avaliando seu perfil de consumidor e colocando diante deste, sites e as mais variadas opções de consultas relacionadas ao seu gosto.

Ferramentas inteligentes, podem ajudar a procurar e localizar um endereço, visualizando por inteiro o estabelecimento ou casa e ainda suas imediações.

Celulares ligam e desligam ao mero olhar do usuário, mudando sua página só acompanhando o raio de visão do leitor.

Não de hoje, equipamentos de comunicação e escuta, se valem destes mesmos mecanismos para permitir a ação da polícia e outros na caça de criminosos ou mesmo auxiliar a investigação de suspeitos.

Satélites varrem quilômetros e localizam alvos.  Detectam isso e aquilo.  E a chamada tecnologia de guerra é tão forte, que as sobras de suas pesquisas ainda viram benefícios para a medicina e outros setores, mesmo empresariais.

Num uso incorreto e injusto deste potencial todo, órgãos de inteligência e defesa de países dominantes, quase sempre inseguros de sua solidez devido ao que representam, mesmo para sua gente, a liberdade das pessoas é podada e sua vida devassada, exposta sem pudores, ou simplesmente arquivada e gravada em algum canto semelhante a um cenário de filmes de Ridley Scott.

Ao correr a notícia, a indignação atinge centenas de milhares de pessoas, alguns governos em desenvolvimento, setores da sociedade mais reflexivos e pronto... Depois fica tudo como está.

Daqui a pouco tudo esfria, alguns indignados mais ardorosos desaparecem aqui e ali, outros são repentinamente culpados de atentados aqui e ali, outros acabam sendo acusados de um crime aqui e ali e para ajudar a força motora desta ação criminosa a grande mídia sempre estará pronta para dar conta de tornar verdade o que era mera suspeita ou sequer possibilidade, só pra ajudar a descartar pequenos incômodos.

É lamentável que diante desta evolução tão grande, ainda exista a sombra de algo tão medieval, próximo e semelhante a uma "inquisição" dos tempos modernos, em que são hereges todos aqueles que se atrevem a dizer o que pensam ou acreditam. 

De minha parte eu só queria ver reação a este abuso e agressividade tão grandes.  Mas se fico sozinho nesta, nada mais sou que uma mera pedrinha nos sapatos de alguém.  Acabo virando um daqueles "indignados mais ardorosos" e que pouco estrago causam.

E bolas, diante de um poder tão grande que humilha um presidente em voo de volta pra casa, planta noticias as mais loucas em qualquer rascunho de revistas ou tablóides, infiltra manifestantes em protestos de ruas nos mais variados continentes e controla o capital mundial (de poder bélico a opinião pública), nunca é demais pensar, até mesmo correndo o risco de ser ridículo, que se uma gripe forte nos matar ou um raio partir nossa cabeça, ainda assim pode ser que tenhamos sido meramente "deletados" por apenas respirar diante do império.

Um comentário:

  1. COMO SEMPRE SOU SUSPEITA AMIGO..PQ VC ADIANTA A MINHA FALA OU MEU PENSAMENTO.EM MINHAS REFLEXÕES, FICO “ENTRE A CRUZ E A CALDEIRINHA”, QDO COMPARO SISTEMAS DE GOVERNO; DIGO ISSO PQ SE OS SISTEMAS DEIXADOS PARA TRÁS, NÃO FORAM BONS , ESSE TBM NÃO É...ESSA CORRIDA LOUCA ATRÁS DE DINHEIRO, NEM SEMPRE POR “CONSUMISMO”,COMO NO MEU CASO MAS,PORQUE O CONDOMÍNIO AUMENTOU E SEU SALÁRIO NÃO, OS REMÉDIOS,À MEDIDA QUE ENVELHECEMOS AUMENTAM DE NUMERO E DE PREÇO, MAS NOSSO SALÁRIO NÃO,AS ESCOLAS DE FILHOS E NETOS QUE HOJE PRECISAMOS AJUDAR...ETC...E DAÍ AS DEPRESSÕES, AS ALERGIAS, ENFIM AS DOENÇAS DA ALMA POR NÃO PODER ACOMPANHAR, NEM TAO POUCO VOLTAR ÀS ORÍGENS; ONDE PODÍAMOS COMER FRUTAS NO PÉ,BRINCAR, SEM OS BRINQUEDOS DE ALTA TECNOLOGIA, QUE NOS CUSTAM TANTO, MAS QUE NÃO CONSEGUIMOS DEIXAR NOSSOS FILHOS ALIENADOS DESSA REALIDADE, PQ ATÉ FAZ FALTA NAS MATÉRIAS ESCOLARES...NOSSO VOCABULÁRIO MUDOU MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS POR CAUSA DA TECNOLOGIA, CONCORDA? ENFIM...CITO UMA FALA DE MARX, TIRADA DE UM LIVRINHO ANTIGO , AMARELO DO TEMPO, MAS QUE AINDA É MEU COMPANHEIRO PARA REFLEXÕES NO TEMPO:
    .....” DE TODAS AS FORÇAS,A MAIS IMPORTANTE É A ECONOMIA( QUE NÃO PARECE PARA O GRANDE PÚBLICO).... A BASE DA SOCIEDADE É SUA ESTRUTURA ECONÔMICA. SOBRE ELA É QUE ASSENTAM AS ESTRUTURAS POLÍTICAS,,JURÍDICAS, MORAIS, ETC.... NÃO É A CONSCIÊNCIA DO HOMEM QUE DETERMINA SEU COMPORTAMENTO NUMA SOCIEDADE, MAS SIM O CONTRÁRIO, É A SUA EXISTÊNCIA SOCIAL QUE DETERMINA SUA CONSCIÊNCIA.
    ESSA CONCLUSÃO DE MARX É UMA CHAVE QUE PERMITE UM OUTRO TIPO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA. PERMITE INCLUSIVE QUE SE POSSA ENTENDER MELHOR QDO ELE DIZ “DITADURA DO PROLETARIADO”, EXPRESSÃO QUE ASSUTA TANTA GENTE NO MUNDO OCIDENTAL, CRISTÃO,CAPITALISTA. ESTA EXPRESSÃO DEVE SUBSTITUIR A EXPRESSÃO “DITADURA DA BURGUESIA”, QUE É A QUE EXISTE AINDA HOJE ,NOS PAISES CAPITALISTAS.....SÓ QUE A DITADURA DA BURGUESIA NÃO APARECE NA FORMA TRADICIONAL DAS DITADURAS QUE PULULAM POR ESSA AMÉRICA LATINA. ELA ESTÁ MASCARDA POR TRÁS DAS CHAMADAS “INSTITUIÇÕES LIVRES”. MAS SE VC TIRAR A MÁSCARA DESSAS INSTITUIÇÕES VAI VER QUE ,A PARTIR DO SISTEMA ECONÔMICO , TUDO BENEFICIA A BURGUESIA: A POLÍTICA, A JUSTIÇA, O DIREITO,A SAUDE,A HABITAÇÃO, E ATÉ A PRAIA QUE FICA NA PORTA DA BURGUESIA.
    ......”DITADURA POR DITADURA,A DO PROLETARIADO BENEFICIA MAIS GENTE”.....
    ENFIM...
    BJAO
    NEUZA

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...