domingo, 7 de abril de 2013

Considerações da Semana


Eu e minha mulher tivemos a grata satisfação de assistir o espetáculo CORTEO do renomado Cirque du Soleil.  Incrível.  A impressão que dá é a de que são pessoas de outro planeta, de outro mundo.

E são mesmo.  Se por um lado estão maquiados para o show, sua postura é altamente artística em todos os sentidos.  São do planeta arte.

Fantásticos talvez seja a palavra mais adequada para descrevê-los.

O que me entristece é a constatação de que tantos são os que jamais conseguirão assistir a espetáculos como tal.  Os valores, em todos os sentidos, são tão fora da realidade para tantos que ainda lutam para o básico da vida, como se alimentar.

E falando em se alimentar com ou sem condições, li uma reportagem bastante curiosa na última semana sobre “freeganismo”.  São pessoas que catam lixo só para não participarem do “mercado de consumo”.  Tentam viver à parte do Capitalismo imperante.  “Plantam ou resgatam desperdício ao invés de irem ao mercado”.
 
A origem do nome do grupo vem das palavras free (do inglês, livre) e vegan (não consumidores de animais ou derivados).  Há um grupo destes em Nova Yorque, nos EUA, coração do Capitalismo mundial.

Com o preço do tomate nas alturas, não será difícil encontrarmos algum freegan pelas ruas de nossas cidades também.

 

Após a eleição do papa argentino, chamado Francisco, algumas frases foram atribuídas a ele na Internet.  O duro é que algumas são bastante boas e inteligentes.  Outras, descaradamente, vis e indignas de qualquer cristão, muito menos de um papa.  Assim sendo, recomendo sempre a todos os que utilizam redes sociais ou que leem blogs (como este), que verifiquem bem a origem e veracidade do que é publicado.  Há gente de todo tipo tentando destruir o que é bom ou supervalorizar o que não presta.

Falando em prestar ou não, tenho visto propagandas recentes de um partido na TV onde o “ícone” da honestidade política brasileira, tem esbravejado: “No meu tempo, a Rota estava na rua.  Lugar de bandido é na cadeia”.  Fico pensando como somos capazes de assistir a este contraditório tão tranquilamente e sem franzir a testa.
 
O mais espantoso foi ver o apontamento de um novo estudo da ONU que demonstra que a pobreza extrema do mundo, caiu pela metade.  Vai ver que acabou morrendo de inanição.
 
Morrer podemos todos nós, caso ninguém se preocupe de verdade com situações como a Coréia.  Insanos de toda parte do mundo insistem em provocar, retalhar etc.  Enquanto isso, numa galáxia muito, muito distante, nossos novos lares já estão preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...