domingo, 17 de março de 2013

Para bom entendedor, um risco é Francisco

 
A CIDADE DE RIO PRETO

Dias atrás, enquanto almoçávamos, eu e minha mulher vimos uma reportagem em que era mostrada uma escola municipal no mais completo estado de abandono.  O parquinho infantil onde supostamente as crianças brincariam, cheio de mato.  A escola não fazia a distribuição correta da merenda.  A Secretaria de Educação, colocou uma funcionária para "dar a cara a tapa" no lugar de quem de direito para tentar explicar o que não tinha justificativa alguma.  A falta de uniformes escolares também está na boca do povo.  Praças abandonadas contrastam com a linda avenida Philadelpho.  Finalmente, as inundações nas avenidas provam que não há soluções mágicas para o caso.
Na Câmara Municipal, o que parecia ser uma renovação mostrou-se reprodução do que houve de pior no Legislativo passado.  Com raríssimas exceções, a maioria dos vereadores faz o jogo do Prefeito e arquiva CEIs se negando ao principal papel do Vereador: fiscalizar o Executivo.
Numa pequena postagem no Facebook convidando amigos a acompanhar-nos na sessão da Câmara, obtivemos uma infinita lista de confirmações.  Isso prova que a população já não está tão tolerante assim.


FRANCISCO I - O ARGENTINO

Eu estava na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida em São José do Rio Preto na última quarta-feira às 15h15, quando os sinos da Igreja anunciaram o fim do Conclave.  Fora escolhido o novo Papa.
Foi uma grande emoção ficar em silêncio ouvindo os sinos enquanto o padre anunciava aos presentes que a eleição produzira a fumaça do "habemus papam".
Um Papa latinoamericano é para marcar de vez a "nova era".  Sensível aos problemas vividos por gente destas paragens que incluem uma existência inteira de exploração pelos paises ricos, a perspectiva é que pense bastante nos pobres.  Parece-me ser esta sua palavra de ordem. 
Ao escolher o nome Francisco, mostra uma tendência bastante interessante em seguir a linha de seu homenageado Francisco de Assis, tido pelo dito como Santo dos Pobres.
Francisco declarou que o brasileiro D. Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e seu amigo, teria lhe dado a dica do nome quando ao cumprimentá-lo pediu: "Não se esqueça dos pobres".
Em que pesem algumas posições conservadores do cardeal argentino, agora novo Papa, auguramos atitudes renovadoras para a Igreja que precisa mesmo desfazer uma imagem complicada perante os fiéis do mundo todo e se apresentar mais santa e menos pecadora.
Sendo assim, seria conveniente ele não tomar nenhum chazinho sem antes fazer uns testes.  Até hoje alguns de nós não engolem a morte prematura de João Paulo I.
Recentemente um vídeo mostrado na internet, mostra que Bento XVI estava com problemas sérios em alguns setores.  Não consigo saber se o vídeo é real, mas assim como recebi, informo o link para os curiosos verificarem sua veracidade: http://youtu.be/_eJcKr6W7pk




LIBERTADORES

E o Timão, ganhará de novo a Libertadores?  Time para isso tem.  Só queria entender a lógica dos técnicos que esperam até os momentos finais para darem aquelas mexidas no time que alteram completamente os resultados.





CHAVEZ - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Passei cerca de duas semanas brigando com amigos ao defender Hugo Chavez.  Entre dezenas de postagens ridículas e desinformadas sobre o ex-presidente Venezuelano, uma excelente postagem de um professor na universidade de Oxford foi o melhor.  Você deveria assistir: http://www.youtube.com/watch?v=9gES8IJ7dEA&feature=youtu.be


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...