domingo, 24 de março de 2013

Domingo Legal e Dias de Sísifo

Que domingo excepcional!

Bacalhoada na casa da “mama” com filhos, mulher, pais e padrinho.

Antes disso, uma celebração religiosa na Basílica de Aparecida na Boa Vista, onde aliás fui batizado, marcou o Domingo de Ramos e início da Semana Santa.

Com estas frases acima fica evidente que sou do tipo religioso, familiar e antiquado.  Imagine domingo com missa, almoço em família e conversa em roda pro cafezinho.

Tudo de bom, né?  Mas como anda raro.

Agora o que pesa nisso tudo é o teor da conversa que sempre faz parte dessa roda dominical.

Em que pese a origem católica romana, fortalecida agora pela escolha de um Papa decente e diferente, falamos de crianças índigo e cristal.  Falamos de avanços tecnológicos que vão da cura da AIDS e impressora tridimensional até a cura do câncer, tão esperada e de um mundo no qual haverá um único governo e uma única religião.

Falamos de história, passando pelas maldades e equívocos de Stalin ao mesmo tempo que pela grande e avançada visão de Marx.  Do Cirque Du Soleiul que vou ver com minha mulher daqui há duas semanas, até o império Chinês que toma conta silenciosa do Mercado Mundial.

Enfim, a gente cresce um bocado.

No final do dia, coroado por uma caminhada no meu delicioso bairro com a mulher e o filho mais novo, ainda conseguimos falar um pouco sobre criação de filhos e Facebook.

Adoro isso... Conversa boa.  Gente inteligente.  Bem dizia um sábio que ao casar devemos procurar alguém com quem valha à pena conversar, pois com o passar dos anos só sobrarão os bons papos.

Ainda não chegamos a isso, eu e minha mulher, ainda fazemos muitas coisas juntos, mas os bons papos, sempre teremos.

E você que lê estas linhas.  A quanto tempo não tem um bom papo com alguém?

Tenho amigos bons e alguns são bem acima da média no quesito “cabeça”.  Mas também tenho alguns com quem não valha à pena me encontrar.  Falei disso com minha mulher.

Me irrito muito quando me encontro com algumas pessoas que não só pensam diferente de mim, pois pensar diferente é super natural, mas que são entregues à mais pura alienação.

Gente que reproduz o que dizem as mídias serviçais do grande capital sem jamais questionar.  Não há raciocínio além do emprego ou faculdade que façam.  Consumistas inveterados na exibição permanente de novas aquisições materiais.

Eu queria ir além.  Na minha oração desta noite, vou pedir a Deus que me dê luz para progredir cada dia mais, mental, intelectual e espiritualmente.

Ah, claro.  E também financeiramente.  Afinal é por conta desta corrida permanente por dinheiro para pagar contas, comprar instrumentos de vida do dia a dia, pagar escolas e saúde num país sem o básico do que é de direito, que deixamos de lado a instrução, ainda que autodidata.

Também é por conta disso tudo que não nos sentamos mais nas calçadas para conversar com vizinhos, ou que não visitamos mais nossos compadres para trocar bons momentos.

Trabalhamos e trabalhamos, assistindo nas horas vagas os jornais (teleproduzidos) para nos (teleguiar) e deixamos de lado o acompanhamento da vida dos filhos e de nós mesmos.

Dormimos cansados nos sofás cada dia mais confortáveis e ao mesmo tempo distantes, para acordar e recomeçar a lida.

Tudo para manter uma estrutura de vida que nos faz escravos.  Comprar coisas e adquirir outras tantas coisas sem necessidade.  Pagar contas que não precisamos, mas insistimos em ter como fone fixo e celular, TV a cabo e a prestação do DVD, rodas novas pro carro e mais sapatos para caminhadas que não faremos.

E daí, temos que trabalhar mais e mais... E com isso, nos distanciarmos dos filhos, pais e cônjuges etc.

Por isso este domingo tão maravilhoso.  Esta reflexão toda em meio a momentos ímpares de convivência e boa conversa.  Crescimento d’alma e de coração.

Ah, como queria mais dias como este...

Um comentário:

  1. MAS EU TBM GOSTARIA DE UM DIA COMO ESSE MEU QUERIDO, DIA QUE VCS "PROSEARAM"DE TUDO,PARA CRESCIMENTO DA ALMA.... ASSIM EU GOSTO,ASSIM EU SAIO DE CASA, MAS SE PARA CONVERSAR ABOBRINHAS...FICO BEM COMIGO MESMA, MEUS LIVROS, A NET, SEUS COMENTÁRIOS NO BLOG ...PARABENIZO -O PELA FAMÍLIA QUE LHE CRIOU E PELA QUE VC ESTÁ CONSTRUINDO. DISSE MUITO BEM : O MELHOR DE UM RELACIONAMENTO É A AMIZADE, CONFIANÇA, BEM DURÁVEL E NECESSÁRIO PARA NOSSO CRESCIMENTO. BJAO
    NEUZA

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...