segunda-feira, 18 de março de 2013

ANTÔNIO E LYDIA

Hoje faz 30 anos que meu avô materno, Antônio Antunes, faleceu.
Sua trajetória de vida foi interessantíssima. 
Saiu em tenra idade de Leiria, Portugal, onde perdeu os pais bastante criança e foi separado dos irmãos.
Passou por alguns lugares diferentes, chegando ao Brasil, em Rio de Janeiro com 19 anos de vida.
Seguindo seu instinto e trabalhando incansavelmente, chegou a Nova Granada, no interior de São Paulo onde começou a constituir sua família.  Por obra do destino, foi trabalhar em fazenda de meus bizavós paternos, os Gomes de Castro.
Ali aprendeu a ler e escrever e constituiu-se construtor.
Quando veio a Rio Preto, para firmar sua família, trouxe consigo esta profissão a qual exerceu até os últimos instantes de sua vida.
Não tenho número definitivo das obras que realizou, mas consta que formou um bairro (Vila Progresso). 
Inúmeros sobrados estão espalhados pela cidade com destaque à Santa Cruz, onde algumas casas noturnas, restaurantes enfim, hoje estão estabelecidos.
Não por isso, mas por sua dedicação à família e lições inesquecíveis, rendo aqui minhas homenagens.
Meu avô morreu às vésperas do aniversário de Rio Preto que também era aniversário de sua mulher, Lydia Peloso Antunes, que amanhã completaria 97 anos de vida.
Minha querida avó foi fundamental nas realizações do marido, pois cuidou de sua família com amor exemplar.  Minha segunda mãe, descansa ao seu lado no cemitério construído pelo filho, Moacyr Antunes, também construtor.
Ficam aqui hoje minhas saudosas homenagens a ambos, com carinho e afeto.

DE NOVO O PAPA

Eu não tenho tido uma conduta exemplar como cristão ou como católico.  Claro que não.
Falho e pecador, sou crítico de alguns pontos da doutrina e mesmo ácido com relação à política do Vaticano.
Parecia portanto distante de qualquer atitude reverente. 
Mas a eleição do argentino e agora papa Francisco me fazem dizer, sem preocupação, que conseguirei finalmente como católico batizado, jurar minha lealdade ao Papa.
Se pensa nos pobres, penso que está de fato ungido.  Se mantém uma doutrina que garante a vida, não se desviou dos princípios que norteiam a Igreja de Cristo.  Se promete renovação nas hostes eclesiais, veio realmente por obra do Espirito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...