domingo, 10 de março de 2013


Alguns amigos me questionam o que a morte de Hugo Chavez tem a ver com o Brasil.

Tem gente que não aceita pensar sobre o assunto, porque simplesmente comprou a idéia propagada pela mídia internacional de que Chavez foi um ditador, louco e desequilibrado.

Eu já começo abrindo um parênteses para lembrar que Brasil e Venezuela se assemelham em questões muito claras, sendo a principal delas a distância entre ricos e pobres.

Assim como Lula, no início de seu governo, Chavez “mexeu com o queijo” das elites dominantes, o que provocou imediata antipatia.  No entanto, ao contrário de Lula, o líder venezuelano usou de muita autoridade e da força de seu populismo para fazer valer suas intenções.  Preferiu isso às negociações e conchavos que ficam muito no campo da teoria.

Empreendeu com todas as forças contra o neoliberalismo, que no Brasil, entregou o Estado.

Também brigou pelo fim do analfabetismo em seu país e tirou muuuuuita gente da linha da miséria.

De quebra, defendeu suas riquezas internas (o petróleo) e ainda foi o grande defensor da unidade latino-americana no que chamou de “revolução bolivariana”.

Chavez enfrentou sobretudo a midia de seu país, que também semelhante a nossa, servia aos interesses das elites, das oligarquias.  Ah se Lula ou Dilma fizessem isso!

Hoje, a mídia mundial festeja o fato do passamento de seu maior inimigo e os desavisados e alienados dizem “amém”.

Não sei ao certo o que vai acontecer na Venezuela.  Não entendo bem se haverá sucessores com força popular suficiente para enfrentar estas “forças do mal”.  Mas o fato é que aqui no Brasil, sobretudo os mais esclarecidos, não podem ressonar aos quatro cantos como vêem fazendo.

As manchetes de hoje da Época e Veja são bastante claras e nós sempre soubemos de que lado elas estão e estiveram sempre.

3 comentários:

  1. CLARO QUE CONCORDO, E QUALQUER HORA GOSTARIA Q VC ESCREVESSE SOBRE "ELITES DOMINANTES".. AQUELAS QUE TIVERAM SEUS "QUEIJOS MEXIDOS"...POIS CONHEÇO GENTE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE ME DISSE: FAÇO PARTE DA ELITE, MAS PAGO MEU ALUGUEL, TRABALHO EM 2 LUGARES ETC..MEU OBJETIVO LHE PEDINDO ISSO? ACABAR COM A ALIENAÇÃO DE PESSOAS QUE APESAR DA FORMAÇÃO ACADÊMICA, NÃO APRENDERAM INTERPRETAR, COMPARAR... SE SUBESSEM ENTENDERIAM ISSO, E COM CERTEZA , NÃO DARIAM CREDIBILIDADE A NOSSA MÍDIA PARTIDÁRIA... ABRAÇÃO
    NEUZA

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo e futuro vizinho (ansioso por esse momentoooooo), eu realmente não consigo aceitar que o Hugo Chavez não tenha sido um grande ditador. Não contesto que ele tenha feito algumas coisas boas para o povo, mas jamais deu ao povo a chance de se livrar dele se quisesse. A imprensa não era livre para falar mal dele, como fala o do Brasil, o povo só tinha sobre ele notícias boas e assim foi feita uma lavagem cerebral no povo, comandada pela unica forma de televisão que ele deixava acontecer. Ele tinha sim a maioria dos votos nas eleições, mas quem garante que as eleições lá sempre foram feitas com lisura? Um cara que não admite que a imprensa fale mal dele, não vai admitir perder uma eleição. Burlaram a constituição e ele tomou poder em coma...em que outro lugar do mundo isso acontece??? Agora rasgaram novamente a constituição e o vice dele vai ser candidato sem sair do poder...o povo não tem escolha, não é dado ao povo o direito de pensar, de comparar....é massificado na cabeça do povo que quem não for a favor de Chaves e do Chavismo irá arder no fogo do inferno...mas cada povo tem o governo que merece...

    ResponderExcluir
  3. Concordo de A a Z com seu texto e acho incrível sua didática. Vc expõe de maneira muito clara, facinho entender. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...