segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Esta semana apimentei bastante meus dias com algumas discussões inflamadas.

Costumo utilizar um grupo no Facebook para divulgar idéias políticas ou mesmo para proporcionar um espaço para debates mais acalorados sobre o tema.

Ele se chama autocrítica e seria um prazer receber quem desejasse participar.

O grupo pegou fogo e alguns integrantes brigaram entre si, saindo pra cá e pra lá.

Eu penso que é preciso saber falar e saber ouvir. 

Convencer pessoas ou discutir com elas é uma arte.  Isso, claro, se queremos convencer ou desafiar nossas convicções escutando argumentos para nos derrubar as certezas.

Jamais fugi ao debate e jamais derrubei alguém do grupo para evita-lo.

 

Mas também tive que debater em espaço aberto. 

Houve uma grande chuva de gente na defesa da blogueira Cubana Yoani Sanchez.

Descobriu um negócio lucrativo ao criticar o governo cubano.  Dizendo-se perseguida, se duvidar vira candidata ao Nobel da Paz.

O caso é que há uma nuvem de suspeitas escabrosas sobre a moça, mas a mídia e setores da política nacional resolveram pegar carona na “luminosidade” da “nova defensora da liberdade”.

Falta um pouco de espírito crítico e pesquisa das pessoas em geral.

 

O Papa está saindo e aos poucos outras questões vêm surgindo.  

Fico pensando em algumas coisas.  Por exemplo, pra quem rezarão os católicos nas missas quando se referem, na oração eucarística, ao sumo pontífice no período da Se Vacante?  Ao camerlengo?
 

 

A torcida do Corinthians foi suspensa dos jogos da Libertadores.

Não vejo injustiça nisso, afinal, o estrago foi grande. 

Mas a forma como as pessoas têm colocado o assunto, não corresponde totalmente ao que seria correto.

Alguns elementos maus ou nem tanto, exageraram ou foram irresponsáveis na comemoração inconsequente, violentos ao extremo, culminando com a morte do garoto boliviano.  Pra que sinalizadores...?

Lamento profundamente.  Não há como reverter ou consolar os familiares.

No entanto, a generalização e mesmo espírito de raiva que se criou em alguns meios por conta da forma como a imprensa abordou, chamou-me muito a atenção.

Será que fosse um jogo da Seleção Brasileira, se refeririam assim aos “brasileiros”?  Sim, pois não foram os corinthianos.  Foram elementos da torcida do Corinthians. 

Amigos respeitáveis não me interpretaram bem e penso que fique uma impressão ruim do que quis dizer.

Culpa aos culpados.  Responsabilidade aos responsáveis.

Mas a generalização é grave.  Aceito a punição generalizada (suspensão da torcia nos estádios).  Puniu-se a torcida e ao time como um todo, talvez até comprometendo os resultados do campeonato, mas a atitude se justifica perante a gravidade do caso.

O discurso é que precisa ser pensado, sobretudo pelos formadores da opinião geral.




Mas eita briga sem glória essa minha contra a mídia.

 




E Lula que lançou Dilma de novo?  Eu que votaria nele sem dó caso fosse candidato, vejo-me obrigado, mas com muita alegria a votar nela novamente.

 

Enquanto isso surpreendi-me com o Deputado Edinho Araujo que foi autor do substitutivo da Lei Seca.  Esta lei é realmente importante para educar, de forma definitiva, os abusadores do álcool no trânsito.
Espera-se, no entanto, que ela não se afrouxe como ocorreu com o cinto de segurança, por exemplo.

Assisti ao filme As Aventuras de PI que recebeu 11 indicações para o Oscar deste ano.
O filme tem uma série de curiosidades, que vão desde a escolha do autor, que foi acompanhar o irmão no teste e acabou aprovado no lugar daquele, até sua origem.
Baseado no livro do canadense Yann Martel, há fortes indícios de que a história fora plagiada do livro Max e os Felinos do escritor gaúcho Moacyr Scliar.
Moacyr que morreu em 2011, se dizia honrado e não incomodado com o caso.  Nunca quis processar o escritor.   
O filme é ótimo.  Vale à pena.


2 comentários:

  1. GOSTO DE SEUS POST CARLOS,PORQUE SÃO ASSUNTOS POLÊMICOS E SUAS POSIÇÕES SÃO FIRMES,SEJA QUE ASSUNTO FOR. ESSES DIAS PARTICULARMENTE, APRENDI COM VOCÊ O QUE ESTAVA IMPLÍCITO NA VISITA DESSA BLOGUEIRA CUBANA.A SITUAÇÃO CRIADA PELA IMPRENSA GOLPISTA, É TÃO MANIPULADORA Que SE A GENTE NÃO BUSCAR INFORMAÇOES MESMO, CORREMOS O RISCO DE ACREDITAR E ATÉ DEFENDÊ-LOS...E AÍ SERIA UMA LÁSTIMA...
    ABRAÇÃO
    NEUZA

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabens pelos seus post, sobre a Yoani, acredito que ela esta tentando de modo manipulador ser uma tentativa de guevara mas sem ao menos ter a minima capacidade do mesmo.
    Sobre o corinthians, digo imparcialmente que a punição foi justa, e acredito que essa punição deva ocorrer a todos os times Brasileiros.
    Será que toda vez que tem briga em torcidas fosse feito isso, sera que ja nao teria acabado?
    Vamos pegar o caso antigos dos hooligans, o famoso caso do liverpool que ficou fora da uefa por causa de briga de sua torcida.

    abraços Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...