quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Líbia: impedir que o imperialismo seqüestre a Primavera Árabe


Retirado do site REVOLUTAS.NET
Da queda da Ditadura de Kadafi ao Imperialismo devastador.


Enquanto a ditadura de Kadafi desmorona, Bassem Chit fala ao Socialist Worker de Beirute, no Líbano, sobre o impacto do imperialismo na região.

A intervenção das potências ocidentais é uma ameaça real para as revoluções árabe. Ela permite que os ditadores fiquem posando como defensores da independência nacional.

Na verdade, são esses ditadores que têm contado com o apoio do Ocidente ao longo de décadas. Foram eles que se aliaram ao imperialismo.

Alguns podem argumentar que precisamos do apoio ocidental para vencê-los. Mas o Ocidente não está interessado em revoluções. Está perseguindo seus objetivos e interesses econômicos e estratégicos.

Nem a OTAN nem seus aviões podem trazer libertação. A única maneira de conquistar a verdadeira liberdade e a democracia real será através de nossa solidariedade concreta à revolução árabe.

O anti-imperialismo está no coração dos movimentos políticos árabes. Não podemos separar a luta pelas liberdades democráticas da luta para derrotar o imperialismo.

O que os imperialistas querem, e existem alguns setores rebeldes da Líbia que concordam, é manter o sistema com uma cara diferente.

Mas o importante é que a queda de Kadafi também pode radicalizar outras lutas revolucionárias. Ela terá um impacto nos países do Golfo.

Na Líbia é muito cedo para julgar se todas as forças serão bem-vindas pela OTAN. No início de processos revolucionários, as pessoas se unem em grandes alianças. Mas, uma vez que os ditadores caem, as contradições surgem.

Mas o fator decisivo é a luta no Egito. É o mais poderoso movimento na região e que acontecer é decisivo para o destino das lutas em toda a região.

Estamos apenas no início do processo revolucionário, e estes são apenas os pequenos passos iniciais.

Socialist Worker: Issue: 2266 dated: 27 August 2011
FONTE: Socialist Worker
SITE: http://www.socialistworker.co.uk/
PUBLICAÇÃO: 23/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...