domingo, 27 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DOS CARNAVAIS NO BRASIL

Matéria publicada na revista Força (http://www.revistaforça.com.br/), traz uma série importante de informações sobre a história do Carnaval.
É muito interessante conhecer a evolução dos cordões de rua, do primeiro trio elétrico e mesmo das marchinhas (que não existem mais).
Vou tentar fazer um resumo rápido, lembrando que vale muito a pena conhecer a matéria na sua integridade.

O carnaval teve sua origem nas celebrações das colheitas dos povos da antiguidade e nos chegou por meio dos portugueses.
O início de suas comemorações no Brasil data de 1.600 e registra uma manifestação popular na qual escravos e populares saiam às ruas da cidade, fantasiados a jogar água e farinha nas pessoas.
Os ricos, faziam o mesmo, dentro dos muros de suas casas.
Mais de dois séculos depois (1840), os carnavais ganharam os salões do país já com influência espanhola e italiana (máscaras e fantasias).  Dançavam, ceavam enquanto os pobres continuavam o costume das ruas.
Cerca de 40 anos depois, começam cordões e ranchos (cortejo pelas ruas), gerando o que mais tarde seriam os blocos de rua.
Desfiles de carros conversíveis começam a ocorrer no ano de 1907 pelas principais avenidas do Rio de Janeiro.
Dez anos depois, numa famosa doceria baiana no Rio de Janeiro, compositores trazem o Samba para as comemorações.
Em 1929, o Samba passa a ser tocado no lugar das valsas e outros rítmos importados.  Em Salvador, começam os primeiros blocos.  Surgem no Rio as primeiras escolas de samba.  A primeira, com nome de Deixa Falar é hoje a Estácio de Sá.
Em 32, no Rio de Janeiro, surge o primeiro baile carnavalesco.  E em 50, nasce o trio elétrico na Bahia.
Em 59, São Paulo passa a ter seus desfiles.
São Paulo oficializa suas escolas de samba 9 anos depois e solta uma verba maravilhosa para a realização do carnaval.  O Rio acusa São Paulo de tentar "roubar" a festa carioca.  A escola Portela, tenta mas não consegue trocar o desfile do Rio por São Paulo.  Na década de 70,  Salvador na Bahia e outros estados do Nordeste, fortalecem seu carnaval com ritmos próprios e ganham também seu espaço nas festividades.
Os próximos anos são marcados pelo apoio dos bicheiros ao carnaval do Rio, pela construção dos sambódromos e por apoio de empresários, governo e políticos como Hugo Chavez, da Venezuela, que ajudou a Unidos de Vila Isabel a ilustrar o enredo "Soy loco por ti América" em seu desfile de 2006.
O Carnaval ainda se constitui na maior festa popular do Brasil.
Nos salões de hoje, pouco encontramos as marchinhas e outras características que faziam do nosso carnaval tão gostoso, estão desaparecendo.  Mas enfim, tudo é evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...