sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mãe é mãe... paca é paca...


Não há dúvidas de que as datas comemorativas prestam serviço ao consumismo, inimigo número um da paz de espírito, da ecologia e do crescimento interior.
Assim, desde o natal até o dia das crianças, o que vemos é uma corrida generalizada às lojas, costume que fez da páscoa (mistério sagrado da ressurreição de Cristo)um festival do chocolate.
O dia das mães não é diferente. Inventar um dia para se homenagear nossas santas genitoras foi o cúmulo. Todos os dias é dia das mães, dos filhos, dos pais, dos amigos, do amor e da amizade. Todos os dias é dia de rememorarmos o nascimento e a ressurreição de Cristo.
Mas se é estimulante que haja uma data para a celebração, então que o dia das mães, a exemplo do que deveria ser o verdadeiro natal e a verdadeira páscoa, resuma-se à confraternização, ao encontro com aquelas que dedicaram suas vidas aos rebentos, quase sempre ingratos. Sem presentes. Presente se dá quando se pode, na surpresa.
Minha mãe merece o maior deles. Se eu pudesse, lhe daria presentes todos os dias. Como não é possível, substituo por atenção.
Acredito que nada substitua um dia na sua companhia.
Mas que também não se faça delas (as mães) meras escravas, cozinheiras que passam mais um domingo de suas vidas em torno de um fogão ou pia de cozinha.
Todos os dias, eu visito minha mãe. Todos os dias, falo com ela e oro por ela. É sem dúvidas um privilégio de poucos. Mas ela é realmente diferente, pois compreende o que acabei de expor acima. É o que faz dela tão especial e digna de que todos os dias sejam dedicados a ela.
Assim tenho ensinado também aos meus filhos, embora as propagandas da televisão e a própria escola, ensinem diferente.
Eu e minha mulher temos feito uma luta constante contra tais coisas.
Queremos ensinar, que muito mais que comprar algo para dar num dia do ano e aborrecê-la nos demais 364 dias, o ideal é ser constantemente presente, carinhoso e feliz. Não há nada mais que uma mãe deseje que a felicidade de seus filhos. Afinal, mãe é mãe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...